Browsing by Author "Lima, Marco Aurélio Câmara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Interação com sistema de infotainment de um veículo, implementação e avaliação de gestos e técnicas hápticasPublication . Lima, Marco Aurélio Câmara; Quintal, Filipe Magno GouveiaAtualmente, a maioria dos fabricantes automóveis incorpora um ecrã táctil no sistema de infotainment dos seus veículos. Ao contrário de interfaces tradicionais, compostas por controlos físicos e tangíveis, como botões, os ecrãs tácteis não permitem receber feedback táctil sobre o posicionamento, forma, ou outras caraterísticas dos controlos. Isto leva a que a interação com estes dispositivos requeira a atenção visual do utilizador. Sendo a condução uma tarefa principalmente visual, constata-se que o uso destes sistemas modernos leva a um aumento da distração do condutor e, consequentemente, do risco de acidente ou quase-acidente. Para resolver estas desvantagens, este trabalho teve como objetivo a criação de um sistema inovador que permita interagir com o ecrã táctil de um sistema de infotainment moderno de uma forma mais intuitiva e com menos dependência da atenção visual do utilizador. Para tal, foi idealizado e desenvolvido um sistema composto por dois módulos – um módulo responsável pela interação com o ecrã táctil, e um módulo responsável por proporcionar feedback háptico ao utilizador. O primeiro módulo consiste num sistema de rastreio da mão que permite traduzir o gesto de apontar para o ecrã em uma posição discreta, permitindo fornecer feedback ao utilizador antes de realizar o toque. O segundo módulo consiste num conjunto de atuadores hápticos montados no volante, onde o condutor assenta a sua mão esquerda. Este módulo permite transmitir informação pertinente na forma de padrões de vibração. Os módulos foram desenvolvidos independentemente e integrados no sistema final após as iterações necessárias. O sistema foi avaliado através de um conjunto de tarefas comuns realizadas nos sistemas de infotainment, e foi comparado com a interação tradicional com estes sistemas, sem qualquer tipo de feedback háptico ou método de interação invulgar. Foram registadas métricas relevantes, tais como número de desvios visuais para fora da estrada, duração total desses desvios, desvio na condução, e carga de trabalho subjetiva. O sistema alcançou as expetativas, levando a uma melhoria em várias das métricas registadas, e não piorou a qualidade da condução nem a carga subjetiva de trabalho, apesar de introduzir feedback e uma nova técnica de interação.
