Browsing by Author "Macedo, Maria das Grotas Pereira Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Leitura na Escola Municipal MandacaruPublication . Macedo, Maria das Grotas Pereira Gomes; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaA presente dissertação se debruça em apresentar os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de compreender se as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do Projeto de Leitura da Escola Mandacaru são inovadoras. A evolução da sociedade da informação, cada vez mais requer que o sujeito tenha um conhecimento avançado capaz de suprir as demandas sociais, portanto torna-se necessário que a escola enquanto espaço formativo busque por meio de suas práticas pedagógicas desenvolver ações que permitam uma aprendizagem significativa, visto que a tecnologia tem feito diversas transformações. No entanto é perceptível que a maioria dos espaços escolares ainda não conseguiram acompanhar esses avanços, pois ainda se percebe a presença de práticas apenas tradicionais, por meio de um ensino mecânico, que não dá espaço para os alunos desenvolver seu senso crítico e sua criatividade, formando sujeitos passivos. Portanto, para que se tenham um avanço nos processos educativos, torna-se necessário que professores busque inovar suas ações. Dentro desse contexto, a leitura, por exemplo, tem sido uma das ferramentas colaboradoras no processo de aprendizagem, mas muitas vezes por ser trabalhada de forma mecânica, faz com que muitos alunos perca o desejo de praticá-la. Nesse intuito é que buscamos pesquisar por meio da abordagem qualitativa do tipo etnográfica se as práticas desenvolvidas pelo referido projeto dentro da Escola Mandacaru no município de Juazeiro, Bahia colaboram com o processo de aprendizagem do aluno, a ponto de serem chamadas de práticas inovadoras. Para aprofundarmos e termos certeza dessa existência buscamos fazer um estudo em teóricos que discutem o conceito de inovação pedagógica e o conceito e importância da leitura. E por meio da Observação Participante e Entrevista etnográfica buscamos verificar com os alunos do 7º ano do Ensino fundamental, professores e coordenação como é desenvolvido esse projeto de leitura. A partir da análise do conteúdo colhido pode-se conceber que as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio das ações do projeto tem contribuído com a formação social e aprendizagem significativa dos alunos, pois estes tem espaço para escolher o material a ser lido, criar produções cênicas como peças teatrais, desenvolver rodas de poesias, criarem rodas de leituras em grupo, além disso estão sendo ativos quando se trata de visitação a biblioteca. Como consequência deste projeto os alunos tem sentindo-se motivados a desenvolverem leituras sem ser por exigência da escola, isso representa uma autonomia no seu processo formativo.