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- Development of MEMS - based IMU for position estimation: comparison of sensor fusion solutionsPublication . Rodrigues, Cláudio Duarte; Radeta, Marko; Quintal, Filipe Magno GouveiaWith the surge of inexpensive, widely accessible, and precise Micro-Electro Mechanical Systems (MEMS) in recent years, inertial systems tracking move ment have become ubiquitous nowadays. Contrary to Global Positioning Sys tem (GPS)-based positioning, Inertial Navigation System (INS) are intrinsically unaffected by signal jamming, blockage susceptibilities, and spoofing. Measure ments from inertial sensors are also acquired at elevated sampling rates and may be numerically integrated to estimate position and orientation knowledge. These measurements are precise on a small-time scale but gradually accumulate errors over extended periods. Combining multiple inertial sensors in a method known as sensor fusion makes it possible to produce a more consistent and dependable un derstanding of the system, decreasing accumulative errors. Several sensor fusion algorithms occur in literature aimed at estimating the Attitude and Heading Reference System (AHRS) of a rigid body with respect to a reference frame. This work describes the development and implementation of a low-cost, multi purpose INS for position and orientation estimation. Additionally, it presents an experimental comparison of a series of sensor fusion solutions and benchmarking their performance on estimating the position of a moving object. Results show a correlation between what sensors are trusted by the algorithm and how well it performed at estimating position. Mahony, SAAM and Tilt algorithms had best general position estimate performance.
- Leitura na Escola Municipal MandacaruPublication . Macedo, Maria das Grotas Pereira Gomes; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaA presente dissertação se debruça em apresentar os resultados da pesquisa realizada com o objetivo de compreender se as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do Projeto de Leitura da Escola Mandacaru são inovadoras. A evolução da sociedade da informação, cada vez mais requer que o sujeito tenha um conhecimento avançado capaz de suprir as demandas sociais, portanto torna-se necessário que a escola enquanto espaço formativo busque por meio de suas práticas pedagógicas desenvolver ações que permitam uma aprendizagem significativa, visto que a tecnologia tem feito diversas transformações. No entanto é perceptível que a maioria dos espaços escolares ainda não conseguiram acompanhar esses avanços, pois ainda se percebe a presença de práticas apenas tradicionais, por meio de um ensino mecânico, que não dá espaço para os alunos desenvolver seu senso crítico e sua criatividade, formando sujeitos passivos. Portanto, para que se tenham um avanço nos processos educativos, torna-se necessário que professores busque inovar suas ações. Dentro desse contexto, a leitura, por exemplo, tem sido uma das ferramentas colaboradoras no processo de aprendizagem, mas muitas vezes por ser trabalhada de forma mecânica, faz com que muitos alunos perca o desejo de praticá-la. Nesse intuito é que buscamos pesquisar por meio da abordagem qualitativa do tipo etnográfica se as práticas desenvolvidas pelo referido projeto dentro da Escola Mandacaru no município de Juazeiro, Bahia colaboram com o processo de aprendizagem do aluno, a ponto de serem chamadas de práticas inovadoras. Para aprofundarmos e termos certeza dessa existência buscamos fazer um estudo em teóricos que discutem o conceito de inovação pedagógica e o conceito e importância da leitura. E por meio da Observação Participante e Entrevista etnográfica buscamos verificar com os alunos do 7º ano do Ensino fundamental, professores e coordenação como é desenvolvido esse projeto de leitura. A partir da análise do conteúdo colhido pode-se conceber que as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio das ações do projeto tem contribuído com a formação social e aprendizagem significativa dos alunos, pois estes tem espaço para escolher o material a ser lido, criar produções cênicas como peças teatrais, desenvolver rodas de poesias, criarem rodas de leituras em grupo, além disso estão sendo ativos quando se trata de visitação a biblioteca. Como consequência deste projeto os alunos tem sentindo-se motivados a desenvolverem leituras sem ser por exigência da escola, isso representa uma autonomia no seu processo formativo.