Browsing by Author "Macedo, Suzana Benedita de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A dinâmica de uma classe multisseriada caracteriza inovação pedagógica?Publication . Macedo, Suzana Benedita de; Sousa, Jesus Maria Ângélica Fernandes; Vieira, Josenilton NunesEste estudo investigou o processo pedagógico duma classe multisseriada da zona rural do município de Dormentes-PE, procurando compreender o processo pedagógico na dinâmica duma classe multisseriada e sua relação com a Inovação Pedagógica. Foi uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, que usou como técnicas de coleta de dado a observação participante, a entrevista não estruturada e a análise documental. Toda a investigação foi fundamentada nas concepções teóricas de: Fino, Sousa, Valente, Papert, Arroyo, Azevedo, Piaget, Freire, entre outros teóricos que refletem sobre a defasagem formativa da escola atual e as necessidades de se romper com os paradigmas educacionais antigos, imobilizantes e controladores, apresentando a Inovação Pedagógica como alternativa para essa ruptura e construção de nova concepção de educação escolar. Foi possível constatar durante esta pesquisa que a classe multisseriada como fruto da arrumação social, permitida pelo sistema de ensino por ser um mecanismo de baixo custo, é uma organização escolar que foge da padronização do sistema de ensino convencional, sendo um ambiente pedagógico recheado de multi saberes e idades, que sobrevive na sociedade abandonada pelo poder público. É também um universo possibilitador e praticante duma dinâmica pedagógica mobilizante e interativa, instigadora do envolvimento entre seus sujeitos na busca pela satisfação de suas inquietudes, que desafia e oportuniza sempre aos aprendentes situações que os envolvem e levam a construírem seus conhecimentos como aprendizagem escolar.