Browsing by Author "Melim, Fernando Marcelo Ornelas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo dos processos de vinculação para a qualidade da relação pedagógica em docentes do ensino básicoPublication . Melim, Fernando Marcelo Ornelas; Pereira, Dora Isabel FialhoO propósito desta dissertação assenta na avaliação do impacto da metodologia formativa e reflexiva – Thinkspace – baseada na teoria da vinculação e destinada a docentes, através da qual estes profissionais terão oportunidade de adotar estratégias pedagógicas mais ajustadas as características dos modelos internos dinâmicos de vinculação dos alunos com comportamento desviante, com o objetivo de promover o sucesso educativo. A amostra foi constituída por um grupo de oito professores dos 2º e 3 ciclos de escolaridade pertencentes a cinco escolas da Região Autónoma da Madeira e recorreu-se à aplicação dos seguintes instrumentos: de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP), do Questionário de Comportamento da Criança para professores (TRF), de uma Grelha de Descritores do Rendimento Académico, do Inventário de Autoavaliação de competências de contenção e apoio emocional e de um Questionário de Avaliação da Formação. Concluímos que a formação e a metodologia Thinkspace se associou a alterações nas práticas educativas adotadas, na melhoria da relação pedagógica com os alunos por si considerados como desafiante e que todo o processo sustentou uma evolução no rendimento escolar desses alunos. Apesar da reduzida dimensão da amostra que consideramos ser uma limitação neste estudo exploratório, a sua elevada validade ecológica fornece claras indicações de que a investigação sobre a aplicabilidade e benefícios da metodologia Thinkspace e das práticas educativas baseadas na Teoria da Vinculação deverá ser reforçada no futuro.