Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Silva, Pedro José Ferreira da; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar todo o processo relativo ao Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo 2021/2022. Este documento visa identificar, fundamentar e justificar toda a ação inerente a um processo desta magnitude, que engloba diversas categorias desde: (1) Prática letiva, (2) Ações de natureza científico-pedagógica, (3) Atividades de integração no meio e (4) Atividades de intervenção na comunidade escolar. Todo o trabalho realizado ao longo de um ano letivo passa por uma variedade de experiências que nos fazem refletir, por isso é essencial através deste documento explicar de que modo todos os desafios e dificuldades foram ultrapassadas. O processo de ensino aprendizagem fornece uma panóplia de situações que um estagiário tem de enfrentar, tornando toda esta experiência complexa. No contexto do Estágio Pedagógico, todas as atividades já supracitadas promovem diversas experiências que um professor estagiário guardará na sua memória, e que servirão dê exemplo para a sua futura carreira na docência. Como professor de Educação Física, tive a primeira oportunidade de vivenciar um sonho, experienciando em contexto real a lecionação de aulas de Educação Física a uma turma, aprendendo e explorando diferentes metodologias de ensino. Por fim, todo este processo fez-me crescer enquanto professor, mas também enquanto homem, permitindo desafiar-me todos os dias para ser melhor em diversos aspetos.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lima, Maria Eduarda Rodrigues; Mendes, Guida Reis RodriguesReconhecendo-se a importância da reflexão para uma praxis de qualidade, o presente Relatório apresenta o processo de aquisição de um conjunto de conhecimentos e de competências, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, este encontra-se segmentado em dois momentos (Enquadramento Teórico e Ação Pedagógica) fundamentados nas práticas pedagógicas que ocorreram na Educação Pré-Escolar (Sala Verde) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º M e 4.º L) na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa. Assim sendo, considerando a atual organização curricular portuguesa e o perfil do docente nas aprendizagens do currículo, privilegiou-se um conjunto de princípios (a educação para a cidadania, a interdisciplinaridade e a avaliação formativa), rumo à construção de aprendizagens significativas e ativas, em que a criança fosse o centro de todo o processo educativo. Além disso, manteve-se sempre uma postura crítica e investigativa com recurso à metodologia de Investigação-Ação, que permitiu responder às problemáticas identificadas nas diferentes práticas pedagógicas, sendo elas: Como promover a inclusão no grupo da Sala Verde?, Como fazer com que as crianças do 1.º M aprendam a gerir situações de conflito de forma a promover momentos de qualidade e entreajuda? e Que estratégias poderão os alunos do 4.º L desenvolver como forma de gerirem situações de conflito mediante ações de entreajuda?. Com efeito, mais do que uma explicação ou descrição, este documento constitui-se numa partilha de experiências, em que apesar da imprevisibilidade e das particularidades que marcaram os diferentes contextos das práticas pedagógicas, a adaptação e a criatividade estiveram sempre presentes com o intuito de promover atividades e momentos enriquecedores, significativos e únicos para as crianças.
- O contributo dos processos de vinculação para a qualidade da relação pedagógica em docentes do ensino básicoPublication . Melim, Fernando Marcelo Ornelas; Pereira, Dora Isabel FialhoO propósito desta dissertação assenta na avaliação do impacto da metodologia formativa e reflexiva – Thinkspace – baseada na teoria da vinculação e destinada a docentes, através da qual estes profissionais terão oportunidade de adotar estratégias pedagógicas mais ajustadas as características dos modelos internos dinâmicos de vinculação dos alunos com comportamento desviante, com o objetivo de promover o sucesso educativo. A amostra foi constituída por um grupo de oito professores dos 2º e 3 ciclos de escolaridade pertencentes a cinco escolas da Região Autónoma da Madeira e recorreu-se à aplicação dos seguintes instrumentos: de um questionário sociodemográfico, da Escala de Vinculação de Adultos (EVA), da Escala de Relacionamento Aluno-Professor (ERAP), do Questionário de Comportamento da Criança para professores (TRF), de uma Grelha de Descritores do Rendimento Académico, do Inventário de Autoavaliação de competências de contenção e apoio emocional e de um Questionário de Avaliação da Formação. Concluímos que a formação e a metodologia Thinkspace se associou a alterações nas práticas educativas adotadas, na melhoria da relação pedagógica com os alunos por si considerados como desafiante e que todo o processo sustentou uma evolução no rendimento escolar desses alunos. Apesar da reduzida dimensão da amostra que consideramos ser uma limitação neste estudo exploratório, a sua elevada validade ecológica fornece claras indicações de que a investigação sobre a aplicabilidade e benefícios da metodologia Thinkspace e das práticas educativas baseadas na Teoria da Vinculação deverá ser reforçada no futuro.