Browsing by Author "Melim, Liliana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A educação não-formal como um espaço de liberdadePublication . Melim, Liliana; Rodrigues, LilianaAs instituições onde se pratica a educação não-formal oferecem atividades que promovem a aprendizagem fora dos ambientes tradicionais da escola e permi tem o contacto direto com o património material e imaterial das localidades, num ambiente enriquecedor de carácter voluntário e revelador de interesse por parte dos estudantes. Os estudantes envolvem-se mais no processo de aprendizagem, são curiosos, atentos e críticos nas atividades. Essa educação não-formal revela-se como uma construção de identidades e de autonomias que se movem entre um currículo espartilhado pelas obrigações de ensino e a autonomia de se decidir o que se aprende. Serão sempre os estudantes a recusar ou a aceitar o que o país lhes quer dar pela educação formal. No caso da educação não formal a decisão será sempre deles. Isto significa que a educação não-formal é um espaço de liberdade no sentido mais profundo que a filosofia freiriana nos oferece: a educação para a liberdade.