Browsing by Author "Mendes, Marta Cristina Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Mendes, Marta Cristina Freitas; Brazão, José Paulo GomesEste relatório, para além de provir com o propósito de obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo espelhar, sinteticamente, o conjunto de atividades desenvolvidas e a metodologia de investigação-ação empregue no âmbito das Práticas Pedagógicas I, II e III. Objetivando uma prática fundamentada e instrutiva, priorizei na construção das duas primeiras partes deste relatório, um espaço de enquadramento de pressupostos teóricos e metodológicos que estiveram assentes na minha ação educativa. A terceira parte destina-se à intervenção pedagógica, onde encontram-se explanadas, de um modo crítico e reflexivo, o ambiente educativo, o grupo/turma e as fases da investigação-ação, como por exemplo a especificação da problemática desenvolvida nos diferentes estágios. Assim sendo, relativamente à vertente da Educação Pré-Escolar, surgiu a formulação da seguinte questão: “Como promover a concentração das crianças da Pré B?”, na qual foram realizadas diversas estratégias e atividades a fim de cativar a criança para a aprendizagem. Na Prática Pedagógica II, o estágio norteou em torno da questão de investigação: “Como desenvolver a capacidade de escrita criativa na turma do 3.ºano?”. Neste caso, foi disponibilizado aos alunos estratégias de organização e construção de texto, como também de estimulação pelo gosto e interesse na escrita. Por último, no que concerne à Prática Pedagógica III, delineei a questão: “De que forma é que os alunos do 1.º A poderão adquirir conhecimentos matemáticos através de jogos e materiais?”. Deste modo, optei por utilizar a manipulação de materiais didáticos com vista ao desenvolvimento do pensamento matemático. Reforço que, em diversos momentos, recorri à interdisciplinaridade para proporcionar uma aprendizagem significativa e com qualidade, contribuindo para uma educação holística nos discentes.