Browsing by Author "Rodrigues, Ana Isabel Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Astroturismo: proposta de um roteiro para observar as estrelas e outros corpos celestesPublication . Rodrigues, Ana Isabel Rodrigues; Gouveia, Ricardo Nuno Teixeira de; Machado, Luiz Tadeu Milheiro de Menezes PintoA crescente procura de novos destinos, experiências e culturas diferentes, bem como a necessidade de contacto com o património natural e cultural e a vontade de vivenciar momentos únicos e inovadores são as principais caraterísticas do turismo nos dias de hoje. Vinculado ao turismo de natureza, ao turismo de experiência e ao turismo científico, o astroturismo aparece como uma prática recente de turismo em destinos de céus com pouca contaminação luminosa. Esta modalidade combina recreação, ócio e conhecimento astronómico com a consciência da importância do resguardo do céu noturno, atraindo turistas que valorizam a natureza nos lugares que visitam. Como consequência do crescimento acelerado da contaminação luminosa, verifica-se um aumento da procura de espaços com céus de alta qualidade para a contemplação do cosmos tanto por profissionais e astrónomos amadores como por amantes da astronomia e da natureza. Este projeto pretende conceber um modelo de negócios baseado na metodologia Canvas e analisar a viabilidade financeira do desenvolvimento de uma oferta de produtos e serviços astroturísticos, alinhado com os pilares estratégicos definidos na Estratégia do Setor do Turismo da Região Autónoma da Madeira do período 2022–2027. Prevê a conceptualização de uma proposta turística, que inclua a observação da Via Láctea, o contacto com natureza e a divulgação da relação que existe entre a astronomia e a nossa história como povo navegante, como uma forma de dar resposta à necessidade de diversificar e reforçar a competitividade da Ilha da Madeira como destino insular, atraindo novos nichos de mercado e fidelizando os turistas atuais. Foi seguida a estrutura habitual de um modelo e plano de negócio, com a análise de mercado, análise setorial, definição das componentes do modelo de negócios Canvas e do mix de marketing, apoiando uma proposta de valor diferenciada e personalizada para atender o mercado. Por fim, efetuou-se a análise financeira que permite concluir a viabilidade e interesse de um empreendimento desta natureza, considerando-se pertinente a sua implementação.