Browsing by Author "Silva, Pedro Miguel Pontes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Silva, Pedro Miguel Pontes; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO atual relatório apresenta todo o trabalho concebido no âmbito do Estágio Pedagógico, durante o ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Jaime Moniz. Este período proporcionou uma valiosa oportunidade de interação e compartilhamento de ideias, com professores experientes na área. As atividades detalhadas neste documento serviram como diretrizes fundamentais do Estágio Pedagógico e refletem as decisões tomadas e as estratégias pedagógicas empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Diariamente, procurámos refletir não apenas sobre as aulas dadas, mas também sobre as estratégias metodológicas utilizadas em cada disciplina ao longo do ano letivo, sempre visando atender às necessidades educacionais dos alunos e avaliando se eles progrediram em suas aprendizagens e habilidades. As Atividades de Integração no Meio concentraram-se na caracterização da turma e na realização de uma Atividade de Extensão Curricular, que teve como objetivo explorar os espaços externos à escola e proporcionar aos alunos experiências variadas no ambiente aquático. As Atividades de Integração na Comunidade Escolar foram planeadas para envolver todos os membros da comunidade educacional, organizando e promovendo diversas atividades que estimularam a participação ativa em prol do desenvolvimento de relações sociais. A Ação Científico-Pedagógica Individual e a Ação Científico-Pedagógica Coletiva desempenharam um papel fundamental, permitindo-nos compartilhar com todos os envolvidos na comunidade educacional da Região, instrumentos pedagógicos, ideias relacionadas com a Ferramenta Didática de apoio ao ensino das Matérias de Invasão na Educação Física e Trabalho de Flexibilidade e Força na Educação Física Operacionalização e Otimização. O acompanhamento de uma turma de forma consistente exigiu uma grande capacidade de trabalho, adaptação, planeamento e, acima de tudo, reflexão crítica. Isso nos permitiu uma transformação constante e diária, enfrentando os diversos desafios apresentados pelos alunos e tornando toda a intervenção pedagógica mais dinâmica e enriquecedora.