Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE MESTRADO.pdf2.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O atual relatório apresenta todo o trabalho concebido no âmbito do Estágio Pedagógico, durante o ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Jaime Moniz. Este período proporcionou uma valiosa oportunidade de interação e compartilhamento de ideias, com professores experientes na área. As atividades detalhadas neste documento serviram como diretrizes fundamentais do Estágio Pedagógico e refletem as decisões tomadas e as estratégias pedagógicas empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Diariamente, procurámos refletir não apenas sobre as aulas dadas, mas também sobre as estratégias metodológicas utilizadas em cada disciplina ao longo do ano letivo, sempre visando atender às necessidades educacionais dos alunos e avaliando se eles progrediram em suas aprendizagens e habilidades. As Atividades de Integração no Meio concentraram-se na caracterização da turma e na realização de uma Atividade de Extensão Curricular, que teve como objetivo explorar os espaços externos à escola e proporcionar aos alunos experiências variadas no ambiente aquático. As Atividades de Integração na Comunidade Escolar foram planeadas para envolver todos os membros da comunidade educacional, organizando e promovendo diversas atividades que estimularam a participação ativa em prol do desenvolvimento de relações sociais. A Ação Científico-Pedagógica Individual e a Ação Científico-Pedagógica Coletiva desempenharam um papel fundamental, permitindo-nos compartilhar com todos os envolvidos na comunidade educacional da Região, instrumentos pedagógicos, ideias relacionadas com a Ferramenta Didática de apoio ao ensino das Matérias de Invasão na Educação Física e Trabalho de Flexibilidade e Força na Educação Física Operacionalização e Otimização. O acompanhamento de uma turma de forma consistente exigiu uma grande capacidade de trabalho, adaptação, planeamento e, acima de tudo, reflexão crítica. Isso nos permitiu uma transformação constante e diária, enfrentando os diversos desafios apresentados pelos alunos e tornando toda a intervenção pedagógica mais dinâmica e enriquecedora.
The current report presents all the work conceived within the scope of the Pedagogical Internship during the 2022/2023 academic year, at the Jaime Moniz Secondary School. This period provided a valuable opportunity for interaction and sharing of ideas with experienced teachers in the field. The activities detailed in this document served as fundamental guidelines of the Pedagogical Internship and reflect the decisions made and the pedagogical strategies employed in the teaching-learning process. On a daily basis, we sought to reflect not only on the classes given, but also on the methodological strategies used in each discipline throughout the school year, always aiming to meet the educational needs of the students and evaluating whether they have progressed in their learning and skills. The Integration Activities in the Environment focused on the characterization of the class and the realization of a Curricular Extension Activity, which aimed to explore the spaces outside the school and provide students with varied experiences in the aquatic environment. The Integration Activities in the School Community were planned to involve all members of the educational community, organizing and promoting various activities that stimulated active participation in favor of the development of social relations. The Individual Scientific-Pedagogical Action and the Collective Scientific Pedagogical Action played a fundamental role, allowing us to share with all those involved in the educational community of the Region pedagogical instruments, ideas related to the Didactic Tool to support the teaching of the Subjects of Invasion in Physical Education and Work of Flexibility and Strength in Physical Education - Operationalization and Optimization The monitoring of a class in a consistent way required a great capacity for work, adaptation, planning and, above all, critical reflection. This allowed us a constant and daily transformation, facing the various challenges presented by the students and making the whole pedagogical intervention more dynamic and enriching.

Description

Keywords

Professor Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Intervenção pedagógica Prática desportiva Teacher Pedagogical internship Teaching-learning process Pedagogical intervention Sports practice Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License