Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Hélder Manuel Arsénio
dc.contributor.advisorCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa
dc.contributor.authorSilva, Pedro Miguel Pontes
dc.date.accessioned2024-01-16T14:32:18Z
dc.date.available2024-01-16T14:32:18Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.description.abstractO atual relatório apresenta todo o trabalho concebido no âmbito do Estágio Pedagógico, durante o ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Jaime Moniz. Este período proporcionou uma valiosa oportunidade de interação e compartilhamento de ideias, com professores experientes na área. As atividades detalhadas neste documento serviram como diretrizes fundamentais do Estágio Pedagógico e refletem as decisões tomadas e as estratégias pedagógicas empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Diariamente, procurámos refletir não apenas sobre as aulas dadas, mas também sobre as estratégias metodológicas utilizadas em cada disciplina ao longo do ano letivo, sempre visando atender às necessidades educacionais dos alunos e avaliando se eles progrediram em suas aprendizagens e habilidades. As Atividades de Integração no Meio concentraram-se na caracterização da turma e na realização de uma Atividade de Extensão Curricular, que teve como objetivo explorar os espaços externos à escola e proporcionar aos alunos experiências variadas no ambiente aquático. As Atividades de Integração na Comunidade Escolar foram planeadas para envolver todos os membros da comunidade educacional, organizando e promovendo diversas atividades que estimularam a participação ativa em prol do desenvolvimento de relações sociais. A Ação Científico-Pedagógica Individual e a Ação Científico-Pedagógica Coletiva desempenharam um papel fundamental, permitindo-nos compartilhar com todos os envolvidos na comunidade educacional da Região, instrumentos pedagógicos, ideias relacionadas com a Ferramenta Didática de apoio ao ensino das Matérias de Invasão na Educação Física e Trabalho de Flexibilidade e Força na Educação Física Operacionalização e Otimização. O acompanhamento de uma turma de forma consistente exigiu uma grande capacidade de trabalho, adaptação, planeamento e, acima de tudo, reflexão crítica. Isso nos permitiu uma transformação constante e diária, enfrentando os diversos desafios apresentados pelos alunos e tornando toda a intervenção pedagógica mais dinâmica e enriquecedora.pt_PT
dc.description.abstractThe current report presents all the work conceived within the scope of the Pedagogical Internship during the 2022/2023 academic year, at the Jaime Moniz Secondary School. This period provided a valuable opportunity for interaction and sharing of ideas with experienced teachers in the field. The activities detailed in this document served as fundamental guidelines of the Pedagogical Internship and reflect the decisions made and the pedagogical strategies employed in the teaching-learning process. On a daily basis, we sought to reflect not only on the classes given, but also on the methodological strategies used in each discipline throughout the school year, always aiming to meet the educational needs of the students and evaluating whether they have progressed in their learning and skills. The Integration Activities in the Environment focused on the characterization of the class and the realization of a Curricular Extension Activity, which aimed to explore the spaces outside the school and provide students with varied experiences in the aquatic environment. The Integration Activities in the School Community were planned to involve all members of the educational community, organizing and promoting various activities that stimulated active participation in favor of the development of social relations. The Individual Scientific-Pedagogical Action and the Collective Scientific Pedagogical Action played a fundamental role, allowing us to share with all those involved in the educational community of the Region pedagogical instruments, ideas related to the Didactic Tool to support the teaching of the Subjects of Invasion in Physical Education and Work of Flexibility and Strength in Physical Education - Operationalization and Optimization The monitoring of a class in a consistent way required a great capacity for work, adaptation, planning and, above all, critical reflection. This allowed us a constant and daily transformation, facing the various challenges presented by the students and making the whole pedagogical intervention more dynamic and enriching.pt_PT
dc.identifier.tid203459440pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5485
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectPrática desportivapt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectPedagogical internshippt_PT
dc.subjectTeaching-learning processpt_PT
dc.subjectPedagogical interventionpt_PT
dc.subjectSports practicept_PT
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Secundária Jaime Monizpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE MESTRADO.pdf
Size:
2.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: