Browsing by Author "Silva, Sandra Gouveia da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Recursos didáticos na aula de matemática: contributos para o processo de ensino e aprendizagemPublication . Silva, Sandra Gouveia da; Martins, Sónia Matilde Pinto CorreiaA Prática de Ensino Supervisionada (PES) assume particular relevo na formação didática dos futuros profissionais da área da educação, sendo estes, os principais agentes em toda a ação educativa. Contudo, é de suma importância empreender práticas pedagógicas que fomentem, no discente, competências fundamentais para que este se torne um cidadão ativo na sociedade, capacitado para resolver múltiplos e diversos problemas. Este trabalho descreve toda a atividade implementada no âmbito da PES, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, numa escola da Região Autónoma da Madeira (RAM), no ano letivo 2020/2021. Para melhor compreensão acerca dos contributos da utilização de recursos didáticos na aula de Matemática para o processo de ensino e aprendizagem, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, de âmbito interpretativo, nas duas turmas atribuídas para o exercício da prática de ensino. Neste contexto, foram implementadas algumas atividades de cariz exploratório e investigativo. Na referida investigação foi fundamental perceber quais as orientações curriculares refletidas nos referenciais curriculares, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais, e programas da disciplina de Matemática (agora revogados), relativamente ao uso de recursos didáticos, e que servem de base e orientação da prática pedagógica docente. O modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) serviu para a compreensão das competências necessárias ao professor para dinamizar aulas de Matemática mais motivadoras e eficientes com recursos didáticos tecnológicos. Os resultados apontam que o uso de recursos didáticos facilitou a tarefa do professor, permitindo a este obter novos conhecimentos, nomeadamente ao nível das tecnologias, fomentando o pensamento, raciocínio, linguagem e comunicação matemática, bem como o espírito crítico do aluno, proficiências essenciais ao aluno do século XXI.