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- Recursos didáticos na aula de matemática: contributos para o processo de ensino e aprendizagemPublication . Silva, Sandra Gouveia da; Martins, Sónia Matilde Pinto CorreiaA Prática de Ensino Supervisionada (PES) assume particular relevo na formação didática dos futuros profissionais da área da educação, sendo estes, os principais agentes em toda a ação educativa. Contudo, é de suma importância empreender práticas pedagógicas que fomentem, no discente, competências fundamentais para que este se torne um cidadão ativo na sociedade, capacitado para resolver múltiplos e diversos problemas. Este trabalho descreve toda a atividade implementada no âmbito da PES, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, numa escola da Região Autónoma da Madeira (RAM), no ano letivo 2020/2021. Para melhor compreensão acerca dos contributos da utilização de recursos didáticos na aula de Matemática para o processo de ensino e aprendizagem, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, de âmbito interpretativo, nas duas turmas atribuídas para o exercício da prática de ensino. Neste contexto, foram implementadas algumas atividades de cariz exploratório e investigativo. Na referida investigação foi fundamental perceber quais as orientações curriculares refletidas nos referenciais curriculares, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais, e programas da disciplina de Matemática (agora revogados), relativamente ao uso de recursos didáticos, e que servem de base e orientação da prática pedagógica docente. O modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) serviu para a compreensão das competências necessárias ao professor para dinamizar aulas de Matemática mais motivadoras e eficientes com recursos didáticos tecnológicos. Os resultados apontam que o uso de recursos didáticos facilitou a tarefa do professor, permitindo a este obter novos conhecimentos, nomeadamente ao nível das tecnologias, fomentando o pensamento, raciocínio, linguagem e comunicação matemática, bem como o espírito crítico do aluno, proficiências essenciais ao aluno do século XXI.
- Burnout parental e perfecionismo - Qual a sua relação? Estudo exploratórioPublication . Diniz, Beatriz Maria Ramos Ribeiro de Andrade; Franco, Maria da Glória Salazar d’ Eça Costa; Beja, Maria João Gouveia PereiraO presente estudo tem como objetivo contribuir para trabalho iniciado na Bélgica em 2015 sobre o burnout parental, aferindo na população portuguesa a sua prevalência e quais os fatores sociodemográficos e de traço de personalidade que poderão ser considerados como preditores de risco sobre esta condição. O estudo foi de caráter descritivo e exploratório. Realizou-se um questionário online contendo um questionário sociodemográfico, a escala do Burnout Parental Assenssement e a Escala Multidimensional de Perfecionismo. Participaram 450 pais, dos quais 94% foram mães. Os dados mostraram uma prevalência de 6% de burnout parental, apenas nas mães, existindo uma diferença significativa no que concerne à idade dos pais, à idade do filho mais novo e ter um filho com necessidades educativas especiais. Foram evidentes correlações entre o perfecionismo e o burnout parental, mais evidente entre o Perfecionismo Socialmente Prescrito, o Perfecionismo Auto-orientado e o burnout parental, permitindo de futuro uma atuação mais direcionada e eficaz junto dos pais mais vulneráveis.