Browsing by Author "Sousa, Marta Calaça"
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- Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Marta Calaça; Correia, Fernando Luís de SousaA minha frequência do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico permitiu-me adquirir um conjunto de competências, conhecimentos e estratégias imprescindíveis para operacionalização, ao longo da minha intervenção, nas diferentes Práticas Pedagógicas (PP): I, II e III. Desta forma, o presente relatório tem como principal finalidade refletir sobre o modo como as mesmas foram desenvolvidas, ambicionando a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne às práticas pedagógicas propriamente ditas, estas distinguem-se em duas valências. A primeira (PP I) decorreu entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021, no âmbito da Educação Pré-Escolar (EPE), nomeadamente, na sala “Amarela” do Infantário “O Barquinho”. Em contrapartida, as práticas pedagógicas seguintes (II e III) foram desenvolvidas no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mais concretamente, com a turmas de 2.º e 3.º anos da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche do Caniçal. No caso da PP II, esta foi desenvolvida entre os meses de abril e junho de 2021 ao passo que, a PP III foi desenvolvida entre os meses de outubro e dezembro do mesmo ano. O presente documento encontra-se dividido em três partes que fundamentam, teoricamente, as práticas pedagógicas desenvolvidas: enquadramento teórico (Parte I), enquadramento metodológico (Parte II) e, por fim, intervenção pedagógica (Parte III). A primeira parte baseia-se no papel do educador/professor do 1.º CEB enquanto líder e gestor escolar, bem como dentro da sua sala, assegurando que a voz da criança/aluno seja sempre valorizada. Ainda nesta parte, justifico as opções metodológicas colocadas em prática ao longo da minha intervenção e que se encontram, de certa forma, incorporadas nas questões-problema definidas para o projeto de investigação-ação. No que concerne à segunda parte, esta revela o valor e a influência que a metodologia de investigação-ação tem sobre o educador e o professor do 1.º CEB e que, no caso, fundamentam toda a minha praxis. Por último, a terceira parte remete-se aos contextos educativos e à minha intervenção enquanto educadora e professora estagiária, onde evidencio algumas estratégias e atividades desenvolvidas com as crianças e alunos, sem esquecer a componente reflexiva das diferentes situações. Por fim, nas considerações finais, evidencio algumas conclusões essenciais que fui retendo ao longo de todo o meu percurso e formação académicos.
