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- Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Marta Calaça; Correia, Fernando Luís de SousaA minha frequência do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico permitiu-me adquirir um conjunto de competências, conhecimentos e estratégias imprescindíveis para operacionalização, ao longo da minha intervenção, nas diferentes Práticas Pedagógicas (PP): I, II e III. Desta forma, o presente relatório tem como principal finalidade refletir sobre o modo como as mesmas foram desenvolvidas, ambicionando a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne às práticas pedagógicas propriamente ditas, estas distinguem-se em duas valências. A primeira (PP I) decorreu entre os meses de novembro de 2020 e janeiro de 2021, no âmbito da Educação Pré-Escolar (EPE), nomeadamente, na sala “Amarela” do Infantário “O Barquinho”. Em contrapartida, as práticas pedagógicas seguintes (II e III) foram desenvolvidas no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mais concretamente, com a turmas de 2.º e 3.º anos da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche do Caniçal. No caso da PP II, esta foi desenvolvida entre os meses de abril e junho de 2021 ao passo que, a PP III foi desenvolvida entre os meses de outubro e dezembro do mesmo ano. O presente documento encontra-se dividido em três partes que fundamentam, teoricamente, as práticas pedagógicas desenvolvidas: enquadramento teórico (Parte I), enquadramento metodológico (Parte II) e, por fim, intervenção pedagógica (Parte III). A primeira parte baseia-se no papel do educador/professor do 1.º CEB enquanto líder e gestor escolar, bem como dentro da sua sala, assegurando que a voz da criança/aluno seja sempre valorizada. Ainda nesta parte, justifico as opções metodológicas colocadas em prática ao longo da minha intervenção e que se encontram, de certa forma, incorporadas nas questões-problema definidas para o projeto de investigação-ação. No que concerne à segunda parte, esta revela o valor e a influência que a metodologia de investigação-ação tem sobre o educador e o professor do 1.º CEB e que, no caso, fundamentam toda a minha praxis. Por último, a terceira parte remete-se aos contextos educativos e à minha intervenção enquanto educadora e professora estagiária, onde evidencio algumas estratégias e atividades desenvolvidas com as crianças e alunos, sem esquecer a componente reflexiva das diferentes situações. Por fim, nas considerações finais, evidencio algumas conclusões essenciais que fui retendo ao longo de todo o meu percurso e formação académicos.
- Numerical and experimental investigation of thermal regimes of thermionic cathodes of arc plasma torchesPublication . Cunha, M. D.; Sargsyan, M. A.; Gadzhiev, M. Kh; Tereshonok, D. V .; Benilov, M. S .; Benilov, Mikhail; Cunha, MárioThe modelling method based on decoupling the simulation of the cathodic part of the arc (the cathode and the near-cathode non-equilibrium plasma layer) from the simulation of the arc on the whole has been extended to cathodes of arc plasma torches, consisting of an insert with a conical tip, made of pure or doped tungsten, and a surrounding water-cooled copper holder. The method was validated by comparison with the experiment, performed on a 200 A DC arc in atmospheric-pressure argon. Standard work function of polycrystalline tungsten of 4.54 eV was used for modelling of pure-tungsten insert and a good agreement with the experiment was found with respect to both the insert tip shape and the temperature distribution in the tip, recorded in the stable operation mode. There are no unambiguous data on the work function for arc cathodes made of doped tungsten, although in situ measurements of the effective work function of cathodes of high-pressure arc discharges provide useful hints. On the other hand, the experiments reported in this work show that the tip temperatures of inserts made of tungsten doped with 1.5% of thorium, or lanthanum, or yttrium, recorded during the stable-mode operation at the arc current of 200 A, vary in a rather narrow range 3100–3200 K. This suggests that the work functions of doped tungsten inserts, operated in the stable mode, are close to each other as well. Indeed, the results of modelling with the same value of the work function of 3 eV give a reasonably good agreement with the experiment in all three cases.