Browsing by Author "Teixeira, Joana Vanessa Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio pedagógico na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Teixeira, Joana Vanessa Ribeiro; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesDe forma a apresentar todo o trabalho efetuado ao longo do Estágio Pedagógico (EP), realizado no ano letivo 2016 / 2017, apresentaremos, de forma relatada e reflexiva as tarefas que contribuíram para a nossa formação, através do presente Relatório de Estágio. O EP foi constituído por uma componente de caraterização da escola, da Prática Letiva (PL), incluindo uma caraterização da turma, passando para uma Ação de Extensão Curricular (AEC) e por Ações de Natureza Científico Pedagógicas (ANCP). De referir que a componente de PL foi a que mais nos empenhamos e dedicamos o nosso tempo, ao longo do processo, sendo nesta que assumimos o papel de professor de EF, com os seus desafios e variáveis a controlar, para uma maior potencialidade deste processo. Nas restantes componentes fomos adquirindo competências nas diversas áreas, tomando como auxílio as Unidades Curriculares dos planos de estudo da Licenciatura em Educação Física (EF) e Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade da Madeira. Podemos ainda contribuir positivamente para a formação contínua de professores, através das ANCP e para um alargamento das experiências pedagógicas dos nossos alunos. Este relatório de estágio é o fechar do ciclo, demonstrando todo o processo traçado, sendo dividido em quatro capítulos, que se referem às componentes constituintes do EP, subdivididas em subcapítulos, completando a informação, sempre que se considere necessário, com anexos ilustrativos do que foi realizado. Assim, temos: (1) caraterização da escola; (2) PL; (3) AEC; e (4) ANCP. Não se pretende, apenas, demonstrar o efetuado ao longo deste ano letivo, mas também mostrar as nossas aprendizagens e as reflexões de todas as componentes do EP, podendo servir como auxílio para futuros estagiários na área da EF.