Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio pedagógico na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Teixeira, Joana Vanessa Ribeiro; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesDe forma a apresentar todo o trabalho efetuado ao longo do Estágio Pedagógico (EP), realizado no ano letivo 2016 / 2017, apresentaremos, de forma relatada e reflexiva as tarefas que contribuíram para a nossa formação, através do presente Relatório de Estágio. O EP foi constituído por uma componente de caraterização da escola, da Prática Letiva (PL), incluindo uma caraterização da turma, passando para uma Ação de Extensão Curricular (AEC) e por Ações de Natureza Científico Pedagógicas (ANCP). De referir que a componente de PL foi a que mais nos empenhamos e dedicamos o nosso tempo, ao longo do processo, sendo nesta que assumimos o papel de professor de EF, com os seus desafios e variáveis a controlar, para uma maior potencialidade deste processo. Nas restantes componentes fomos adquirindo competências nas diversas áreas, tomando como auxílio as Unidades Curriculares dos planos de estudo da Licenciatura em Educação Física (EF) e Desporto e do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, da Universidade da Madeira. Podemos ainda contribuir positivamente para a formação contínua de professores, através das ANCP e para um alargamento das experiências pedagógicas dos nossos alunos. Este relatório de estágio é o fechar do ciclo, demonstrando todo o processo traçado, sendo dividido em quatro capítulos, que se referem às componentes constituintes do EP, subdivididas em subcapítulos, completando a informação, sempre que se considere necessário, com anexos ilustrativos do que foi realizado. Assim, temos: (1) caraterização da escola; (2) PL; (3) AEC; e (4) ANCP. Não se pretende, apenas, demonstrar o efetuado ao longo deste ano letivo, mas também mostrar as nossas aprendizagens e as reflexões de todas as componentes do EP, podendo servir como auxílio para futuros estagiários na área da EF.
- On the design and prototyping of crowdwalk: leveraging the wisdom of the crowd to inspire walking activitiesPublication . Ornelas, Tiago João Franco de; Karapanos, EvangelosIndividuals often struggle to move from the intention of attaining healthy lifestyles to their set goal. Long-lasting behaviors are hard to achieve, and despite the initial premises, the effectiveness of self-tracking tools has been found to wear off with time. In this work, we foster an alternative approach to the dominant narrative of quantification. We present CrowdWalk, a mobile application that leverages the wisdom of the crowd to produce location-based "walking challenges", thus supporting behavior change through highlighting opportunities for physical activity. We first present a study on how people find ways to perform physical activity in their daily routines. Based on these insights, we developed CrowdWalk, a tool that encourages those types of activities thus concluding with our design considerations for persuasive technologies. We present our full design and prototyping process along with a usability evaluation of the final tool. To begin with, we present a study on how people find ways to perform physical activity in their daily routines and then, we present CrowdWalk as a tool that encourages those types of activities thus concluding with our design considerations for persuasive technologies.