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- A criança e as emoções na escola dos corações: um estudo sobre a eficácia de um programa de desenvolvimento do conhecimento emocionalPublication . Pereira, Carla José Carreira; Soares, Maria Luísa PereiraAs transições na vida da criança são verdadeiramente importantes, pelo que devemos assegurar que sejam bem sucedidas. É fundamental para o seu bem-estar físico, social, emocional e cognitivo, uma educação de qualidade, desde os primeiros anos de vida, determinante para o seu sucesso educativo. A qualidade da vinculação antecipa os mecanismos da transição, permitindo o desenvolvimento da capacidade de regular emoções, possibilitando assim, que se adapte melhor às separações e às mudanças. As crianças desenvolvem gradualmente a competência de identificar emoções, de reconhecer o significado das expressões faciais, e de compreender o modo como as caraterísticas das situações podem afetar as emoções dos outros. A presente investigação insere-se no domínio do desenvolvimento emocional da criança e tem como principal objetivo destacar a importância do conhecimento emocional como fator relevante na transição entre o Pré – Escolar e o 1º CEB, através da avaliação da eficácia de um programa de desenvolvimento do conhecimento emocional, a partir de um design experimental de pré e pós-teste. Participaram neste estudo 25 crianças que frequentam uma sala de pré – escolar, com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. Para além de um questionário de caraterização do contexto familiar, foram ainda utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Avaliação do Conhecimento Emocional (EACE) traduzida e adaptada por Alves (2006) a partir da Assessment of Children’s Emotion Skills (ACES) de Schultz, Izard & Bear (2002), que permite obter uma nota total da Perceção Emocional Correta (PEC) e o Programa de Desenvolvimento do Conhecimento Emocional (PDCE) de Pereira & Soares (2011). Os resultados evidenciam uma evolução significativa entre o PEC inicial e o PEC pós-teste, em que os progressos mais significativos ocorrem nas dimensões comportamentos e situações emocionais e menos significativo na dimensão expressões faciais, pois nesta última dimensão os resultados são mais homogéneos entre os dois momentos. Também demonstram que o programa contribuiu para a melhoria do conhecimento emocional em ambos os géneros.