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- Caracterização geomecânica e classificações RMR (Bieniawsky) e SMR (Romana) de maciços rochosos em taludes do FunchalPublication . Freitas, Sílvio Bruno Nóbrega; Rodrigues, Domingos; Tavares, AlexandreConhecer a natureza e as características geomorfológicas e geológicas, que potenciam situações de instabilidade, é um passo importante a fim de determinar as medidas de prevenção e de estabilização, que se podem adaptar a um determinado local. Várias situações de instabilidade, que não se compreendem numa observação expedita e que ocorrem nos taludes do Funchal, despertaram o interesse de realizar um trabalho profundo, centrado na avaliação dos processos de instabilidade do talude. Na caracterização dos maciços rochosos para obtenção do índice RMR (Bieniawsky), fez-se um levantamento das descontinuidades com caracterização espacial do preenchimento e rugosidade. A resistência dos maciços rochosos e avaliação da resistência à compressão uniaxial dos taludes foi conseguido através de vários ensaios in situ, utilizando o martelo de Schmidt. Identificaram-se os possíveis factores que podem estar na base da instabilidade do talude. Dos resultados que se obtiveram, destacam-se a geometria do talude, as propriedades geomecânicas, a distribuição das descontinuidades, a influência da vegetação e da água. Os resultados permitiram propor medidas de prevenção e estabilização do talude, conforme os resultados da classificação geomecânica SMR (Slope Mass Rating) de Romana. Por fim, estabeleceu-se a comparação dos diferentes resultados obtidos com resultados publicados, sobre o mesmo tipo de material para a Ilha da Madeira.
- Relatório de estágio realizado de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de GouveiaPublication . Freitas, Luís Miguel Vieira; Lopes, Hélder Manuel ArsénioEste relatório pretende documentar todo o processo de estágio pedagógico desenvolvido no ano lectivo de 2010/2011 na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. O Núcleo de Estágio de Educação Física foi constituído por dois estagiários, uma orientadora da escola e um orientador da Universidade da Madeira. A nossa prática lectiva desenvolveu-se numa turma de 9º ano de escolaridade. Com a estrutura deste relatório pretendemos apresentar a análise das várias actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo, que se encontravam definidas nas linhas programáticas das actividades e avaliação do curso de Mestrado. O estágio constituiu-se como um processo global, no qual o trabalho desenvolvido contribuiu para crescimento e transformação dos docentes. Todo o processo inerente à sua concretização confirma, que só através das várias experiências e vivências, conseguimos adquirir competências que nos permitem estar melhor nas situações. Iniciamos este documento com uma breve introdução ao trabalho realizado, seguidamente da caracterização da entidade de acolhimento, procurando enquadrar o contexto em que estivemos a desenvolver o estágio. Desde a Prática Lectiva, passando pela Actividade de Intervenção na Comunidade Escolar, desenvolvendo as Actividades de Integração no Meio e Actividades de Natureza Científico – Pedagógicas Individual e Colectivas, demonstramos como cada uma destas partes influenciou o todo.