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- O património arquitectónico e o desenvolvimento do território em Santa CruzPublication . Morna, Filipa Alexandra Correia de Freitas; Silvestre, Rui Alexandre CaritaSanta Cruz é uma das freguesias mais antigas da Ilha da Madeira, cresceu em importância e desenvolveu-se com notável rapidez, rivalizando senão mesmo, opondo-se com a sede da capitania, Machico, na qual estava integrada. Situado na costa sul da Ilha da Madeira, com uma área de 95,9 Km2, o Concelho de Santa Cruz, constitui, após o Concelho do Funchal um dos concelhos que mais pressão urbanística tem registado nos últimos anos. É também neste concelho que se situam alguns dos principais equipamentos estruturantes da Ilha da Madeira: o Aeroporto da Madeira, as Estações de Tratamento e de Triagem, o Terminal Marítimo do Porto Novo, o Matadouro Regional. O grande crescimento demográfico, a densidade de construção, as novas infra-estruturas, os equipamentos, estão na origem de grandes problemáticas, que se reflectem sobretudo na área do património, facto pelo qual, é pertinente reunir informação nesta área e tornar possível a sua divulgação. Com o presente trabalho pretende-se não só reunir a informação sobre o património edificado como também analisar o papel que o mesmo desempenhou no crescimento e desenvolvimento da malha urbana e quais as marcas que ainda restam no território. O Património de uma cidade é o testemunho do modo de viver e de estar de uma sociedade, o qual interessa preservar e divulgar. Uma herança cultural que no caso de Santa Cruz tende a desaparecer.
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Jacinto, José Júlio Luís; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO estágio pedagógico (EP) é compreendido como um momento fundamental na formação e desenvolvimento do estagiário, devido às vivências prático-pedagógicas mas também pela aproximação da realidade à sua área de formação. Este relatório pretende descrever e refletir as escolhas e metodologias utilizadas nas atividades realizadas no âmbito do EP na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o letivo 2011-2012, apresentando os contributos para a nossa formação enquanto futuros professores. Este documento faz uma análise pormenorizada ao nível do planeamento, realização e controlo e avaliação das actividades previstas no EP: (1) prática lectiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar (3) actividades de integração no meio; e (4) actividades científico-pedagógicas. A prática lectiva, que compreendeu a gestão do processo ensino-aprendizagem de duas turmas, foi aquela cujo investimento foi superior, dada a sua relevância no nosso futuro profissional. A atividade de intervenção na comunidade escolar denominada “I Olimpíadas Brazão de Castro” procurou criar um contexto favorecedor da prática de atividade física no seio da comunidade escolar, combatendo assim os estilos de vida sedentários da nossa sociedade. As atividades de integração no meio (atividades no âmbito da direção de turma e ação de extensão curricular) permitiram por lado, estudar melhor as turmas, e por outro, sublinhar o papel do professor na escola no cumprimento das suas responsabilidades. Nas atividades científico-pedagógicas, em que o professor assume um papel de investigador, procurámos desfazer as atuais barreiras criadas à abordagem do atletismo em contexto escolar (ação individual), e debater os modelos instrucionais no ensino dos jogos desportivos (ação coletiva). Dada a pluralidade de objectivos a atingir no EP, este afigura-se como um momento de formação centrado na aquisição de competências, em que a teoria e a prática caminham lado a lado na construção de um ensino eficaz.