Browsing by Issue Date, starting with "2013-04-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Liderança e género - que relações?: estudo de caso nas escolas públicas do 1.º Ciclo da RAMPublication . Silva, Márcia Andreia Pita da; Bento, António Maria VelosoA questão da Liderança é um tema em debate na actualidade e assume um lugar imprescindível nas organizações. Está presente em todos os momentos da vida escolar, graças à influência que os líderes exercem sobre os liderados e a sua correlação com a dinâmica escolar. Com a presente investigação, que denominamos Liderança e Género: Que Relações? - Estudo de caso nas Escolas Públicas do 1. º Ciclo da RAM, pretendemos perceber a opinião dos Directores de Escola acerca das suas práticas de liderança, de forma a aferir os estilos de Liderança privilegiados e compreender como se traduz a eficácia do líder. Para tal, numa fase inicial procedemos à análise do conceito de liderança e a relação entre a Liderança e o género através de um estudo bibliográfico. Em termos metodológicos, optámos pelo estudo de caso, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa, dada a natureza complexa e ambígua do fenómeno da Liderança. Como instrumento de recolha de dados, recorremos ao inquérito por questionário que teve como objectivo identificar os estilos de liderança dos Directores dos estabelecimentos de ensino, categorizando-os em três tipos (Transformacional, Transaccional e Laissez-Faire) e verificar qual a sua percepção, relativamente a uma liderança eficaz. Após a análise dos dados recolhidos, não encontrámos diferenças significativas quanto ao estilo de liderança percepcionado que possa divergir do género. Tanto os líderes masculinos como femininos obtiveram maior pontuação no estilo de liderança transformacional. As maiores diferenças entre os géneros foram encontradas a nível da percepção acerca das competências de liderança, dado que o género feminino privilegia as competências interpessoais enquanto o género masculino atribui maior importância às competências técnicas. Partindo do pressuposto que a Liderança é um processo complexo, que depende do contexto em que se insere, não pretendemos generalizar os resultados obtidos, mas sim dar um contributo para uma melhor compreensão desta problemática no contexto específico das Escolas de 1. º Ciclo do Ensino Básico.
- Desenvolvimento de uma solução de aprendizagem interativa orientada às necessidades das crianças com Trissomia 21Publication . Afonseca, Cátia Raquel Faria de; Bermúdez i Badia, SergiTrisomy 21 or Down Syndrome is one of the most common diseases that causes learning difficulties, comprising about 18% of mental disorders, with an incidence of ~ 1/600-1000 live births. Although they have difficulty learning, does not mean that in a certain age they cannot acquire it, because generally they learn more slowly. One way to encourage these children in the learning process is the use of computer games. Unfortunately, currently there are few educational software with the aimed at solving this cognitive needs. This project was partner of the Whaling Museum. The museum receives students from pre-school to secondary with the aim to build knowledge on cetaceans and sea. Some of these visitors are students with special needs, such trisomy 21. It was proposed the development of educational software that allows those children to learn some concepts about the museum. So, this Master's thesis in Computer Science aims to develop an interactive learning solution targeted to the needs of children with trisomy 21 to be used in recreational activities that exist in the Whaling Museum.