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- Design, desenvolvimento e avaliação de experiências para o ponto de venda baseadas numa abordagem centrada no utilizador: o projeto Q’FNAC! 2.0Publication . Batista, Marco André Andrade; Campos, Pedro Filipe Pereira; Peralta, Laura Margarida RodríguezEste projeto teve como principal objetivo continuar o desenvolvimento do quiosque multimédia FNAC. Filial do Grupo Pinault Printemps, a FNAC é líder europeu na distribuição de bens tecnológicos e culturais. Nesta fase do desenvolvimento, o foco do projeto centrou-se na procura da melhor forma de mostrar ao utilizador a localização de um produto na loja FNAC Madeira, expansão das funcionalidades aos restantes produtos e o redesenho da interface do quiosque multimédia FNAC. Por forma a identificar uma forma eficaz de dar a conhecer ao utilizador a localização de um produto dentro da loja FNAC Madeira, foi efetuado um estudo que consistiu em questionários e testes com utilizadores para comparar duas formas de localização, por planta da loja ou por vídeo em tempo real. A primeira versão do quiosque multimédia FNAC apenas possuía suporte a livros, pelo que foi necessário tornar a aplicação o mais abstrata possível por forma a gerar as categorias de produtos em runtime recorrendo a ficheiros XML. Por fim, para redesenhar a interface do quiosque multimédia FNAC, foram efetuadas análises às interfaces da primeira versão, utilizando as heurísticas de Nielsen e os “Principles of good form” de Larry Constantine. Após a fase de análise as interfaces foram redesenhadas tendo por base a análise efetuada, o guia de norma FNAC 2011 e breves testes de usabilidade com utilizadores. Do estudo realizado, na procura pela melhor forma de localização, foram identificados alguns problemas relacionados com a utilização de um vídeo em tempo real para a identificação, tal como as interferências externas por parte dos outros clientes do espaço comercial e foi possível constatar um melhor desempenho e aceitação da localização por planta. A localização por planta mostrou-se suficiente para os utilizadores conseguirem identificar o local onde o produto estava exposto, pois permitia-lhes identificar o local onde encontravam-se e obter uma localização mais precisa do local, necessitando apenas de olhar em volta para conseguir relacionar o que era possível visualizar na planta com aquilo que os rodeava na loja.
- Hudumia: a platform to support spontaneous volunteers' situational awareness, coordination and safety underemergency scenariosPublication . Teixeira, Élton Cláudio Araújo; Karapanos, EvangelosSpontaneous volunteers always emerge under emergency scenarios and are vital to a successful community response, yet some uncertainty subsists around their role and its inherent acceptance by official entities under emergency scenarios. In our research we have identified that most of the spontaneous volunteers do have none or little support from official entities, hence they end up facing critical problems as situational awareness, safety instructions and guidance, motivation and group organization. We argue that official entities still play a crucial role and should change some of their behaviors regarding spontaneous volunteerism. We aim with this thesis to design a software architecture and a framework in order to implement a solution to support spontaneous volunteerism under emergency scenarios along with a set of guidelines for the design of open information management systems. Together with the collaboration from both citizens and emergency professionals we have been able to attain several important contributions, as the clear identification of the roles taken by both spontaneous volunteers and professionals, the importance of volunteerism in overall community response and the role which open collaborative information management systems have in the community volunteering efforts. These conclusions have directly supported the design guidelines of our software solution proposal. In what concerns to methodology, we first review literature on technologies support to emergencies and how spontaneous volunteers actually challenge these systems. Following, we have performed a field research where we have observed that the emerging of spontaneous volunteer’s efforts imposes new requirements for the design of such systems, which leaded to the creation of a cluster of design guidelines that supported our software solution proposal to address the volunteers’ requirements. Finally we have architected and developed an online open information management tool which has been evaluated via usability engineering methods, usability user tests and heuristic evaluations.