Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Plasmas generated by ultra-violet light rather than electron impactPublication . Franklin, R. N.; Allen, J. E.; Thomas, D. M.; Benilov, M. S.We analyze, in both plane and cylindrical geometries, a collisionless plasma consisting of an inner region where generation occurs by UV illumination, and an un-illuminated outer region with no generation. Ions generated in the inner region flow outwards through the outer region and into a wall. We solve for this system's steady state, first in the quasi-neutral regime (where the Debye length ${\lambda}_D$ vanishes and analytic solutions exist) and then in the general case, which we solve numerically. In the general case a double layer forms where the illuminated and un-illuminated regions meet, and an approximately quasi-neutral plasma connects the double layer to the wall sheath; in plane geometry the ions coast through the quasi-neutral section at slightly more than the Bohm speed $c_s$. The system, although simple, therefore has two novel features: a double layer that does not require counter-streaming ions and electrons, and a quasi-neutral plasma where ions travel in straight lines with at least the Bohm speed. We close with a pr\'{e}cis of our asymptotic solutions of this system, and suggest how our theoretical conclusions might be extended and tested in the laboratory.
- Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de GouveiaPublication . Freitas, João Francisco Góis de; Lopes, HelderO propósito deste trabalho é relatar e analisar criticamente todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no ano letivo 2011/2012. A prática letiva implicou a gestão permanente do processo de ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A conveniente interação entre estas três fases permitiu uma otimização da intervenção pedagógica. A avaliação foi uma temática a atribuir especial enfoque, dado o seu papel regulador das práticas pedagógicas e a função que assume ao nível da certificação das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas. As assistências às aulas permitiram-nos, ganhar competências no papel de observadores e de observados. A atividade de intervenção na comunidade escolar consubstanciou-se na “Eco-aula”. Articulámos a nossa intervenção com o projeto “Eco-escolas” e lecionámos uma aula para toda a comunidade envolvida no 3º ciclo, cujo tema nuclear foi a ecologia e a sua importância no mundo atual não desvirtuado as consequências que as ações de cada um de nós acarretam para o bom funcionamento do planeta. No que concerne ao capítulo das atividades de integração no meio, interviemos no âmbito da direção de turma que implicou a caracterização da turma e o estudo de caso a um aluno com necessidade educativas especiais. Dentro deste capítulo inclui-se também a ação de extensão curricular que designámos “O Acampamento - Planear, executar e controlar uma atividade”. As ações científico-pedagógicas (individual e coletiva) trataram do valor educativo dos Desportos de Adaptação ao Meio no seio escolar. Neste capítulo explorou-se a pertinência do modelo taxonómico das atividades desportivas proposto por Almada et al. (2008) no processo de seleção das matérias de ensino a serem abordadas.