Browsing by Issue Date, starting with "2014-04-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O percurso curricular alternativo, um desafio à inovação pedagógica?: uma abordagem etnográfica aos cenários de aprendizagem de uma turma de 5º ano com proposta de PCAPublication . Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Brazão, José Paulo GomesEste estudo pretendeu descrever, compreender e interpretar a cultura emergente de uma turma de 5º Ano de Escolaridade com proposta de Percurso Curricular Alternativo (PCA) em que se procurou esclarecer, à luz do conceito de inovação de que forma o PCA se constitui um desafio à Inovação Pedagógica. Ao debruçar-se sobre os padrões culturais da turma procura conhecer e avaliar o impacto desta proposta alternativa, na vida dos alunos, através do conhecimento das representações de todos os envolvidos no projeto. Além de pretender situar as práticas pedagógicas em termos de inovação ou o contínuo de práticas tradicionais, procura compreender que ambientes são emergentes da utilização das TIC. A presente investigação insere-se numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cariz etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolve-se através da imersão da investigadora no ambiente natural dos sujeitos, com vista à descrição pormenorizada e facetada da vida do grupo e o acesso a formas de entendimento e compreensão da realidade estudada a partir dos padrões culturais e significados vividos no interior da turma. Foram utilizadas diversas formas de recolha de dados, com destaque para a observação participante e a entrevista, que constituíram os principais recursos da investigação empírica, ainda que complementada com registos de cariz etnográfico como notas de campo, conversas informais e dados de opinião, recolhidos durante a permanência no contexto do estudo. As conclusões desta investigação apontam para o reconhecimento do PCA como uma medida positiva para o aluno na construção do seu projeto de vida pessoal, valorização, integração social e profissional, plenas. A utilização da tecnologia permitiu instituir novos contextos de aprendizagem ao nível micro, da sala de aula e romper com princípios, crenças e atitudes estruturantes da escola tradicional, prefigurando um desafio à Inovação Pedagógica, ou seja, à mudança e transformação da escola.
- Low cost non-intrusive home energy monitoringPublication . Pereira, Amâncio Lucas de Sousa; Nunes, Nuno JardimThis thesis presents a low cost non-intrusive home energy monitor built on top of Non-Intrusive Load Monitoring (NILM) concepts and techniques. NILM solutions are already considered low cost alternatives to the big majority of existing commercial energy monitors but the goal here is to make its cost even lower by using a mini netbook as a whole in one solution. The mini netbook is installed in the homes main circuit breaker and computes power consumption by reading current and voltage from the built-in sound card. At the same time, feedback to the users is provided using the 11’’ LCD screen as well as other built-in I/O modules. Our meter is also capable of detecting changes in power and tries to find out which appliance lead to that change and it is being used as part of an eco-feedback platform that was build to study the long terms of energy eco-feedback in individuals. In this thesis the steps that were taken to come up with such a system are presented, from the basics of AC power measurements to the implementation of an event detector and classifier that was used to disaggregate the power load. In the last chapter results from some validation tests that have been performed are presented in order to validate the experiment. It is believed that such a system will not only be important as an energy monitor, but also as an open system than can be easily changed to accommodate and test new or existing nonintrusive load monitoring techniques.