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- Cultura escolar e cultura popular: perspectivas de inovação pedagógicaPublication . Dourado, Manoel Augusto Miranda; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Dourado, Emanuela O. C.
- Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativoPublication . Nóbrega, Marisa Carina Alves; Franco, Maria da Glória Salazar d´Eça CostaA presente investigação está inserida nos estudos que procuram compreender quais os fatores que influenciam a Inteligência Emocional (IE) e a capacidade de Resolução de Problemas Sociais na adolescência, sobretudo em contexto escolar, bem como na relação que se pode estabelecer entre estas competências. Neste sentido, a investigação desenvolveu-se com os objetivos de responder a questões associadas à relação entre a Inteligência Emocional percebida, as habilidades de Inteligência Emocional e as habilidades de resolução de problemas sociais, e à influência das variáveis género, idade, sucesso académico, retenção escolar e tipo de ensino. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, feminino e masculino, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico, e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Para tal utilizou-se a metodologia quantitativa, adotando a natureza de estudo exploratório. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário Sócio-Demográfico e Educativo, 2) Emotional quotient inventory (EQ-i: YV de Bar-On, adaptado por Candeias & Rebocho, 2007), 3) Multifactor Emotional Intelligence Scale (MEIS, Mayer et al.,1999, adaptado por Franco, 2003) e 4) Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2006). Relativamente aos resultados obtidos, em relação à variável género verifica-se que existe alguma variabilidade, enquanto a variável idade favorece o grupo dos pré-adolescentes, ao contrário daquilo que era esperado. Verifica-se igualmente que existem algumas correlações positivas significativas com o sucesso académico, com a retenção escolar e com o tipo de ensino. Os resultados obtidos também permitem verificar que existem correlações positivas significativas entre algumas escalas da Inteligência Emocional percebida e de habilidades de Inteligência Emocional, e algumas escalas do teste de Resolução de Problemas Sociais, permitindo igualmente verificar que a Inteligência Emocional é considerada um preditor do Índice de Resolução de Problemas (IRP).