Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem cooperativa: uma experiência com células cooperativas em sala de aulaPublication . Lobão, Regina Célia Marques; Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes; Saho, MariA pesquisa que incorre sobre a aprendizagem cooperativa numa turma do primeiro ano do Ensino Médio da escola da rede pública situada na zona urbana da cidade de Pentecoste, no Ceará, investiga e descreve o trabalho dos alunos em colaboração ativa agrupados em células cooperativas durante todo o ano letivo de 2014/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, com observação participante ativa durante a qual a pesquisadora participa das atividades e das intervenções em sala de aula. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, faremos a revisão da literatura, discutindo-se o conceito de inovação pedagógica e o conceito de aprendizagem cooperativa, procurando clarificar e fundamentar aspectos da cultura, da implementação da metodologia na escola, da aprendizagem em cooperação, fundamentando a intervenção educativa. Na segunda parte, discutiremos a metodologia da pesquisa, caracterizando a escola, espaço onde ocorreu a pesquisa, explicitando as técnicas que serão usadas durante todo o processo, no sentido de investigar se há inovação pedagógica no percurso traçado pelos alunos e de que modo as ações dos alunos e dos professores são significativas na construção da aprendizagem.
- Análise e visualização de resultados de eventos desportivosPublication . Camacho, Vítor André Lima; Marques, Eduardo Miguel Dias; Gomes, Luís Armando Aguiar OliveiraHoje em dia é habitual lidar-se com enormes quantidades de informação, fazendo com que a área da análise e visualização de dados tenha um papel fundamental. O seu princípal objetivo consiste na comunicação clara e intuitiva, promovendo a compreensão sobre um conjunto complexo de dados. Em eventos desportivos, como as provas de Trail Running, estas áreas são fundamentais, sendo que nos últimos anos têm ganho cada vez mais importância. Os principais desafios neste tipo de sistemas são: recolher e apresentar, de forma correcta, os resultados, de preferência em tempo (quase) real; apoiar a organização em manter a segurança de todos os atletas e dos voluntários ao longo de todos os pontos das provas; detetar possíveis irregularidades desportivas por parte dos atletas na prova; e, a geração de listagens com as classificações, e outras, logo após o término da prova. O foco deste trabalho foi a extensão de uma plataforma já existente com os dados, redefinindo todo o processo de geração de listagens, ou seja, da lista de inscritos, classificações, entre outras, e construíndo de raiz os componentes com informações acerca da prova, nomeadamente a visualização do percurso das provas, componentes de estatística e de resultados. Os testes foram feitos ao longo de várias provas, e através destas iterações foi possível fazer melhorias e correções à plataforma. Estes testes consistiram na medição da quantidade de tráfego que foi gerado, identificando as componentes mais utilizadas pelos utilizadores, e através do feedback do público, por intermédio de um inquérito, cujo objectivo foi saber se a plataforma cumpria com as expectivas dos utilizadores. A partir dos testes efetuados à plataforma e do feedback recebido do público, é possível concluir que a plataforma funcionou correctamente e correspondeu às expectativas.