Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-24"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Professora Y: o papel da aprendizagem da matemática na construção do perfil do jovem empreendedorPublication . Sousa, Liliana Maria Mendes; Fernandes, Maria Elsa dos SantosA sociedade do século XXI espera dos futuros jovens profissionais uma postura plurifacetada e um espírito crítico motivados para inovação. Exige também, clareza na formulação dos objetivos dos jovens para que estes reconheçam as suas competências, e encontrem as estratégias para alcançar o sucesso. É neste conjunto de condicionantes que se evidencia o perfil de um jovem empreendedor. Considerando que o empreendedorismo não é apenas inato e sim fruto de uma educação empreendedora, a escola e os professores, são agentes na formação destes jovens. Nesta ótica, a natureza matemática que potencia o desenvolvimento do raciocínio e ao mesmo tempo mune o jovem aluno com conhecimentos transferíveis às múltiplas áreas do conhecimento, assume um papel inequívoco na génese da aprendizagem do empreendedorismo. É com base nestes pressupostos que surge a motivação para uma análise segundo uma metodologia qualitativa, desenvolvida no âmbito de uma prática letiva supervisionada, em que se pretende dissecar o seguinte problema de investigação: compreender a aprendizagem da matemática e do empreendedorismo em contexto escolar. Numa aprendizagem quer em âmbito curricular, quer em âmbito extracurricular, pretendeu-se explorar a simbiose matemática/empreendedorismo, de forma a que o jovem empreendedor aluno de matemática, supere as exigências da sociedade vigente e responda, positivamente, aos desafios matemáticos que lhe são propostos. Um trabalho realizado por uma jovem professora Y, motivada pela paixão à matemática e inspirada pelo gosto entusiasta ao empreendedorismo.