Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Secundária de Francisco Franco e Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Sousa, Nélia Freitas; Pombo, Dora Aguin; Rodrigues, Domingos Manuel MartinsO presente relatório descreve as atividades do estágio de iniciação à prática pedagógica, que decorreu ao longo do ano letivo de 2013/14, envolvendo o Ensino Secundário na Escola Secundária Francisco Franco e o 3º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. O desempenho do professor estagiário é contextualizado neste relatório abordando o processo de “aprender a ensinar”, que é baseado na aquisição de competências pedagógicas e sociais, e no desenvolvimento de uma prática reflexiva e construtiva, princípio crucial para o bom desenvolvimento profissional e para a tomada de consciência do “ser professor”. O estágio pedagógico é um momento marcante, peculiar e vivenciado por cada professor estagiário de forma diversa. A confrontação com a prática do planeamento e a recetividade dos alunos proporcionam experiências que servem de base para a reflexão e a avaliação dos métodos e estratégias de ensino, motivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A ação do professor estagiário é evidenciada neste relatório, nas quatro componentes que constituíram o estágio pedagógico, a Prática Letiva Supervisionada, as Atividades de Integração no Meio Escolar, as Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e as Atividades de Natureza Cientifico-Pedagógico. As componentes do estágio pedagógico proporcionaram ao professor estagiário um conjunto de experiências, conhecimentos e ferramentas essenciais para desenvolver de forma profissional a atividade letiva, assente num processo dinâmico de evolução e adaptação do ser professor.
- Academic-manager: sistema para a gestão escolarPublication . Garcia, Rosa Elena do Nascimento Pascoal; Fermé, Eduardo LeopoldoThis report was made with the intent of describing and presenting methodologies, tools and technologies used to develop my project, in curricular internship context and to finish the Master’s degree in Computer Science and Engineering. With this document I also intend to expose my experience during the internship term. The main goal of achieving a curricular internship arose from the need of putting into practice the knowledge acquired during the bachelor’s degree and master’s degree, to live a great experience outside the classroom, contact and meet the world of work and develop my areas of expertise. Throughout this report, I will describe the entire process of developing a school management system tailored to Colégio Guadalupe’s needs, as well as explain the techniques, methodologies and tools used to accomplish the main goal and, finally, I will present the results achieved. In this project there were addressed areas such as Software Engineering and techniques for Managing Software projects.
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e Escola Secundária Jaime MonizPublication . Ferreira, Liliana Cláudia Freitas Pestana; Pombo, Dora Aguin; Rodrigues, Domingos Manuel MartinsA formação inicial de professores implica a realização de um Estágio Pedagógico que culmina com um relatório, que visa descrever todas as atividades planeadas e desenvolvidas de forma contextualizada, a diferentes níveis: pedagógico, científico e pessoal. Assim, o presente relatório evidencia as atitudes do professor estagiário para aperfeiçoar a sua intervenção pedagógica e promover o êxito do processo de ensino/aprendizagem durante o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. No que se refere à parte pedagógica procurou-se sempre planear e delinear estratégias/ atividades de ensino adequadas às características das turmas alvo, almejando o sucesso do processo de ensino/aprendizagem e utilizando os diferentes modelos avaliativos. Ao nível científico foram utilizados os termos/conceitos cientificamente aceites de uma forma objetiva, incutindo nos alunos a importância da literacia científica no seu quotidiano e evidenciando, sempre que possível, a relação entre os mesmos. Procurou-se ainda ter um papel de professor investigador, pois na planificação a médio prazo efetuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as ideias alternativas das diferentes temáticas para que aquando da intervenção pedagógica essas lacunas pudessem ser colmatadas e dirimidas. Todas as atividades executadas foram alvo de uma reflexão, na qual procurou-se identificar os aspetos positivos e os menos positivos, como forma de melhorar a intervenção pedagógica subsequente e promover um maior sucesso no processo de ensino/aprendizagem. De salientar que este trabalho é resultado do desenvolvimento pessoal e profissional, baseado num processo de análise crítico-construtiva dos observadores e ação reflexiva do professor estagiário ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Esta reflexão acarretou diferentes domínios funcionais que se interligam: Prática de Ensino Supervisionada, Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Educativa, Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, e que são essenciais para a identidade de um professor, dado que cada um deles proporciona a aquisição de diferentes competências, estratégias e recursos, que o capacitaram para, num futuro próximo, exercer a profissão de professor de uma forma integradora e desafiante.