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- Cursos de educação e formação: que contributo para o sucesso educativo dos alunos? Estudo de caso na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva DantasPublication . Esteves, José Filipe Correia; Fraga, Nuno Miguel da SilvaA presente investigação pretende dar a conhecer o grau de satisfação dos alunos no que diz respeito às respostas pedagógicas disponibilizadas pelo sistema educativo e perceber se a escola oferece alternativas de educação e formação com real significado para os jovens de modo a garantir um «ensino para todos». A temática está relacionada com os cursos de educação e formação (CEF) e o seu potencial contributo no sucesso educativo dos alunos como forma de combate ao abandono e insucesso escolares. A problemática aborda as representações dos alunos sobre esta tipologia diferenciada de aprendizagem, a forma como as lideranças de topo e intermédias se mobilizam na sua consecução e desenvolvimento, bem como deslindar o papel das empresas na concretização da formação em contexto de trabalho (estágio) fortemente vincada nestes cursos. A opção metodológica recaiu numa abordagem qualitativa, com parte de análise quantitativa relativa aos inquéritos por questionário aplicados aos alunos, assente num design de estudo de caso único numa escola básica e secundária em Câmara de Lobos. Foram inquiridos 65 alunos que concluíram com aproveitamento um CEF em 2013/2014, bem como a realização de cinco entrevistas a professores com diferentes tipos de liderança na escola em estudo e outras três entrevistas a entidades privadas no papel de parceiros de estágio. A análise de conteúdo e a triangulação de dados foram as técnicas utilizadas na descrição, análise e interpretação dos resultados obtidos. De uma forma geral, este estudo revelou que os CEF abrem novos caminhos aos alunos que não se identificam com o ensino regular, proporcionando-lhes uma verdadeira realização pessoal e profissional. São por isso considerados um «projeto de responsabilidade social», devendo ser mais e melhor promovidos pelas entidades competentes, a merecer maior investimento por parte do Estado, e mais interação com as empresas e outras instituições regionais. O sucesso escolar destes alunos está igualmente relacionado com a relação de proximidade que mantêm com os diretores de curso, professores acompanhantes de estágio e outros docentes da turma. A realização do estágio no final do curso, um dos momentos mais aguardados pelos alunos, é considerada fundamental e contribui largamente para o sucesso escolar, sendo uma experiência única e enriquecedora ao nível da prática real de trabalho.