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- O papel da supervisão pedagógica na mudança paradigmática da prática educativa: a filosofia no centro do currículoPublication . Guerra, Liliana Andreia Batista; Rodrigues, Liliana Maria GonçalvesO presente trabalho de investigação visa averiguar qual é o “Papel da Supervisão Pedagógica na mudança paradigmática da prática educativa”, perspetivando a “Filosofia no centro do Currículo”. Por conseguinte, é um estudo de natureza qualitativa, dada a complexidade do problema que se pretende compreender, dos processos humanos e sociais, do contexto em que a investigação se desenrola e dos resultados esperados. Na investigação empírica, recorreu-se ao método do estudo de caso, por permitir inúmeras possibilidades de exploração e de investigação, bem como de concretizar os objetivos específicos propostos, nomeadamente, reconhecer os limites e as potencialidades da Supervisão Pedagógica na promoção de uma mudança paradigmática das práticas educativas; refletir sobre a possibilidade de a Filosofia se constituir como uma proposta curricular que abranja todos os ciclos de ensino não superior; confrontar as perceções teóricas que professores e alunos têm da Filosofia e da sua utilidade; reconhecer a relevância da Filosofia no Sistema Educativo Português e reconhecer as potencialidades da Filosofia na promoção de mudanças nas práticas educativas. A entrevista (semiestruturada) foi a técnica de investigação e de recolha de dados adotada, por permitir obter direta e imediatamente a informação pretendida, junto dos sujeitos da amostra (seis professores e cinco alunos). Para a análise dos dados implementou-se o método de análise de conteúdo. A partir das perceções recolhidas junto dos participantes na investigação e da sua análise crítica e cuidada, foi possível responder às questões da investigação e depreender que urge uma mudança paradigmática das práticas educativas, que pode ser concretizada com o contributo da Filosofia a dois níveis: a partir da aliança entre a Filosofia (ou a atitude filosófica que esta implica) e a Supervisão Pedagógica, bem como por via da extensão curricular da Filosofia a todos os ciclos de ensino não superior.