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- Os projetos estruturantes "Tempos de Arte Literária" e "Festival Anual da Canção Estudantil"Publication . Silva, Cristiano Rios da; Brazão, José Paulo Gomes; Portela, Girlene LimaO modelo de Escola que possuímos não contribui para a formação de indivíduos para atuarem na sociedade moderna e também dificulta a aplicação de novas concepções voltadas para uma adaptação qualitativa destes indivíduos. A presente pesquisa buscou analisar a prática pedagógica existente nos Projetos Estruturantes “Festival Anual da Canção Estudantil” (FACE) e “Tempos de Arte Literária” (TAL), implementados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em sua rede de escolas, e perceber se esses projetos configuram-se ou não como práticas pedagógicas inovadoras que buscam responder à demanda atual por educação. O estudo consistiu em analisar as contribuições advindas dos referidos projetos para a construção de uma prática pedagógica que possibilite ao mesmo tempo uma inserção social qualitativa dos alunos e uma formação enquanto indivíduo emancipado e autônomo. A inovação pedagógica implica em mudanças na cultura escolar, e a utilização do método etnográfico passa a ser de suma importância em uma pesquisa que busca justamente compreender e analisar essas mudanças. Adotando uma pesquisa de abordagem etnográfica, o presente estudo buscou descrever o desenvolvimento dos projetos analisados levando em consideração a cultura da escola estudada. Como resultado da análise, foi constatado que as práticas pedagógicas dos referidos projetos levam em consideração a não imposição e a liberdade para aprender, respeitando o direito que cada pessoa tem de utilizar sua experiência da maneira que lhe é própria, o que possibilita a construção de sentidos individuais através da valorização da experiência e do comportamento volitivo. Colocar a experiência individual como foco das interações e as necessidades do aprendiz como fundamento da intervenção constitui uma contribuição significativa desses projetos para a construção de uma prática pedagógica inovadora.