Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização e classificação geomecânica de taludes rochosos: aplicação a caso de estudoPublication . Gonçalves, Cláudio Francisco Ferreira; Lobo, João Paulo Martins da SilvaO estudo do comportamento de taludes rochosos tem vindo a ganhar relevância nas últimas décadas, pois a sua instabilidade pode resultar em danos materiais avultados e provocar numerosas vítimas. Todas estas consequências podem ser diminuídas com o estudo de estabilidade dos taludes em maciços rochosos. O maciço rochoso é definido como uma entidade constituída por duas parcelas, material-rocha e descontinuidades que o compartimentam. A qualidade do talude é descrita através da análise destas duas componentes. No caso em que a rocha apresenta elevada resistência, a rotura do maciço é, essencialmente, condicionada pelas características das descontinuidades presentes. O presente trabalho tem como objetivo abordar a caracterização geológica e geotécnica, aplicar as classificações geomecânicas e analisar a estabilidade de um talude rochoso selecionado como caso de estudo. Para concretizar esses objetivos foi efetuada uma caracterização das descontinuidades, sendo estas as estruturas principais que condicionam os modos de rotura em taludes rochosos. Procurou-se dar especial ênfase a aplicação das classificações geomecânicas, em particular à classificação para taludes em maciços rochosos, nomeadamente as classificações: Rock Mass Rating (RMR) e Geological Strength Index (GSI), que permite compreender e quantificar a qualidade de um talude. Estas foram aplicadas a dois taludes, que foram submetidos a vários estudos de campo para determinação dos parâmetros necessários. Determinaram-se os prováveis fatores de instabilidade do talude, destacando-se as propriedades geomecânicas, a geometria do talude e a distribuição das descontinuidades. Para a análise da estabilidade global de um talude recorreu-se a um programa de calculo automático, software SLIDE 6.0. Os modelos realizados para o estudo da estabilidade foram baseados nas observações de caracterização geotécnica e geológica. Por fim, apresenta-se as características gerais da obra de estabilização do talude rochoso em análise. A escavação foi efetuada com recurso a meios mecânicos, sendo apresentado as várias fases de execução e o faseamento construtivo da estabilização do talude assim como as tecnologias utilizadas no processo.
- Um estudo etnográfico sobre o programa Travessia a luz da inovação pedagógicaPublication . Magalhães, Eva Jarina Monteiro de Oliveira França; Correia, Fernando Luís de Sousa; Silva, Rejane Dias daO presente estudo tem como objetivo compreender se as práticas docentes inserem-se na linha de pesquisa da inovação pedagógica do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do programa Travessia Fundamental. Este programa utiliza a metodologia de telecurso que se destina à aceleração da aprendizagem dos alunos com distorção idade/série e é aplicado numa sala de aula da Escola Estadual São Judas Tadeu. Esta pesquisa apresenta uma contribuição substancial ao campo da inovação pedagógica por meio da investigação vivenciada de forma singular, realizada no período de fevereiro a julho de 2013. Neste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, utilizando o estudo de caso e seus recursos, como: entrevista semiestruturada, questionários, observação participante, observação direta, conversa informal e análise documental. Ao longo da pesquisa, buscaramse subsídios substanciais para o embasamento teórico nos estudos de Triviños, Yin, Hammersley e Atkinson, Gomes, Fino, Toffler, Sousa, Freire, Piaget, Vygotsky, entre outros. Através da investigação, foi possível identificar que as práticas docentes mostram-se inovadoras, haja vista que a construção do conhecimento dos alunos no ambiente educativo acontece de forma interativa, reflexiva e dialética, que são prerrogativas da inovação pedagógica. Em suma, esta caminhada investigativa pretendeu trazer à luz as nuances do que acontece no ambiente da sala do referido programa em relação às práticas educativas, apontando as práticas pedagógicas inovadoras como algo possível de ser realizado.
- A avaliação da criatividade em crianças em idade pré-escolar: um estudo exploratórioPublication . Mendes, Andreia Filipa; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesA Criatividade representa cada vez mais um desafio para a comunidade científica. Reconhecida a sua importância no desenvolvimento pessoal e social do sujeito, este tema apresenta algumas adversidades, não apenas pela dificuldade em desenvolver uma definição ímpar, mas de igual modo pela escassez de instrumentos avaliativos na área da educação ao nível do ensino pré escolar. A abordagem de Guilford à temática revolucionou o conceito, através da inclusão do Pensamento Divergente (PD) que baseia-se na procura de diferentes opções para a resolução de um problema. Este trabalho assume como compromisso pretensioso o de minimizar a lacuna existente na esfera da avaliação de um tema tão relevante como a criatividade no ensino pré escolar, mediante um contributo para a validação do instrumento Prova Verbal de Criatividade (PVC). Neste estudo participaram 53 sujeitos, frequentadores do ensino pré-escolar, sendo 31 do sexo masculino (58.5 %) e 22 do sexo feminino (41.5%). O instrumento avalia a fluência, a flexibilidade, a elaboração e a originalidade. A fiabilidade destas dimensões situou-se entre .624 e .999. Utilizou-se as dimensões do programa PORTAGE e do projeto L2L@K para avaliar a validade do instrumento e verificou-se uma associação positiva e significativa entre as dimensões em estudo. Observou-se uma ausência de diferenciação de género no que concerne às dimensões do pensamento divergente e resultados significativos na análise da idade, sendo as crianças mais velhas aquelas com maiores índices de pensamento divergente. Em suma, a Prova Verbal da Criatividade (PVC) demonstra resultados adequados quanto à sua fiabilidade e validade, com grande potencial para o campo da avaliação psicológica em Portugal.