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- Micro-oxygenation in Madeira WinePublication . Freitas, Ana Isabel Camacho de; Marques, José Carlos Antunes; Pereira, Vanda Nulita GomesA micro-oxigenação consiste na adição deliberada e controlada de pequenas quantidades de oxigénio durante o processo de vinificação, com o intuito de melhorar as características organoléticas do vinho. Tendo em conta o carácter oxidativo do processo de envelhecimento do vinho Madeira, avaliou-se o impacto de três tratamentos de microoxigenação (t1- 66 mg/L por mês, antes da estufagem; t2 - 66 mg/L por mês, durante a estufagem; t3 – oxigénio dissolvido acima de 7 mg/L, durante a estufagem) no conteúdo de oxigénio dissolvido, parâmetros enológicos básicos, cor, polifenóis, furanos, composição volátil e características sensoriais. Em geral, a adição de um fluxo padrão de oxigénio não teve um impacto notável na cor, na composição polifenólica, nos furanos ou no perfil volátil, favorecendo, no entanto, o desenvolvimento de sotolon (até 97%) e de acetais heterocíclicos (até 95% para o trans-dioxolano). Já as condições de sobreoxigenação (t3) diminuíram consideravelmente a intensidade da cor (cerca de 41%) e o conteúdo polifenólico (até 29% durante a estufagem). Adicionalmente, este tratamento desacelerou a formação de furanos e de sotolon até cerca de 36%, comparativamente ao controlo. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia para a determinação simultânea de sotolon e acetais heterocíclicos (cis- e trans-dioxano e cis- e trans-dioxolano), tendo por base a miniaturização da extração líquido-líquido e análise por GC-MS/SIM. Após otimização, o procedimento de extração foi validado relativamente ao sotolon, demonstrando ter boa sensibilidade (LOD e LOQ de 2,3 e 6,8 μg/L, respetivamente), linearidade (R2 de 0,999), precisão (desvios padrão para repetibilidade e reprodutibilidade inferiores a 8% e 10%, respetivamente) e exatidão (recuperação média de 105,4%), recorrendo a uma abordagem ecológica, rápida e de baixo custo. Relativamente aos acetais heterocíclicos, a metodologia foi avaliada em termos de precisão, com desvios padrão inferiores a 13% para a repetibilidade e a 17% para a reprodutibilidade.
- Uma ferramenta interativa baseada em jogos para aprendizagem colaborativaPublication . Faria, José Adriano Fernandes; Badia, Sergi Bermúdez i; Pombo, Dora AguinJá existe uma grande quantidade de jogos didáticos computacionais. Contudo a maior parte destes jogos só podem ser utilizados numa disciplina ou tema, e as tarefas que o compõem não podem ser alteradas sem a intervenção do programador. O que nós propomos é um jogo computacional em 3D que possa ser utilizado por mais do que um tema ou disciplina e cujas tarefas pedagógicas podem ser elaboradas pelo próprio educador A execução deste projeto envolveu o Museu da Baleia da Madeira e Faculdade de Ciências da Vida. No museu realizam-se várias atividades pedagógicas sobre a temática dos cetáceos com as crianças do 1º e 2º ciclo que visitam este museu. A análise destas atividades serviu como ponto de partida para a elaboração das tarefas disponibilizadas pela nossa aplicação. A contextualização desta aplicação baseouse nas metas curriculares do estudo do meio para o 3º e 4º ano de escolaridade e teve o apoio da regente da Unidade Curricular de Didática da Biologia, Professora Dora Pombo, docente da FCA. O resultado do nosso projeto é uma aplicação pedagógica na qual são executadas as tarefas, e uma aplicação de apoio disponibilizada aos educadores para a criação de conteúdos. São disponibilizadas 3 tarefas pedagógicas aos alunos: selecionar, agrupar e etiquetar, (cronometradas ou não) que são aplicadas ao tema escolhido: Locomoção, Alimentação, Revestimento, etc. ou qualquer outro tema que o educador pretenda, apenas ficando dependente do conteúdo inserido por ele. Os dos dois testes de usabilidade efetuados revelaram que a aplicação desenvolvida dá resposta ao problema proposto. Ao mesmo tempo que cativa os alunos com a sua interface amigável e a dinâmica do jogo, promove a transmissão de conhecimento através da resolução das tarefas pedagógicas que propõe. Tal como se pretendia a ferramenta desenvolvida é multidisciplinar e o seu conteúdo, pode ser criado e alterado a qualquer momento, sem necessidade de interromper a execução das tarefas.
- Judith Teixeira: emancipação e construção de uma nova identidade feminina no início do século XXPublication . Sousa, Anabela Diniz de; Moniz, Ana Isabel Ferreira da SilvaEsta dissertação apresenta a obra de Judith Teixeira, bem como o seu percurso de vida, esquecidos durante décadas pelas Letras Portuguesas. Num primeiro momento desta investigação, tentamos compreender o papel da mulher na sociedade portuguesa, assim como a sua evolução durante o início do século XX. Num segundo momento, direcionamos a nossa atenção para a escritora Judith Teixeira, dando a conhecer um pouco da sua obra em poesia e prosa. Terminamos com uma análise de alguns dos elementos mais recorrentes do imaginário de Judith Teixeira, é possível depreender-se a relevância da temática da saudade e das cores para a construção e leitura da sua escrita.