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- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Mendonça, Luísa Raquel Sargo; Rodrigues, Ana José AguiarO presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2016/2017 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Pretende-se deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes áreas de intervenção: prática letiva, atividades de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de secundário (12º ano) e numa turma de 2º ciclo (6ºano). Seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção, sendo que a prática letiva englobou ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas dos colegas de estágio e do orientador cooperante. As atividades de integração no meio englobaram a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. A caraterização da turma tem como objetivo realizar uma análise minuciosa da turma, fundamental na gestão do processo ensino-aprendizagem. Na ação de extensão curricular procurou-se promover a interação entre os elementos do conselho de turma, alunos e encarregados de educação, através de uma atividade de promoção de um estilo de vida saudável e que contemplou o geocaching, o stand up paddle e a canoagem. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito fornecer aos professores ferramentas de trabalho, que os auxiliem na sua intervenção. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.