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- Relatório do estágio pedagógico em educação física realizado na Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Malho, Hélvio Rúbrio Valente; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO Estágio Pedagógico (EP) simboliza para os professores principiantes uma etapa importante, que permite ao professor colocar em prática toda a sua competência adquirida ao longo da sua formação académica, e que auxilia na sua intermediação enquanto profissional do Ensino de Educação Física (EF). O presente relatório tem por objetivo descrever, fundamentar e refletir sobre as atividades realizadas no âmbito do EP no ensino de EF nos Ensinos Básico e Secundário. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o ano letivo 2016 – 2017. As atividades previstas nas linhas programáticas das atividades e avaliação compreendem 4 atividades fundamentais: (1) a prática letiva; (2) as atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) as atividades de integração no meio; e (4) as atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva envolveu a gestão do processo ensino/aprendizagem (planeamento, realização e avaliação) das atividades físicas desportivas previstas no quadro de composição curricular do Programa Nacional de EF para o 2º e 3º Ciclo (6º e 7º anos de escolaridade). Nas atividades de intervenção na comunidade escolar procuramos envolver a Escola, proporcionando atividades de promoção da atividade física que ultrapassassem o âmbito restrito da atividade curricular das aulas. Nestas atividades procurámos promover estilos de vida saudáveis, desenvolver as relações Escola e Comunidade e, por fim, desenvolver o prazer e motivação pela atividade física. As atividades de integração no meio incluíram a caracterização da turma e a atividade de extensão curricular. Na caracterização da turma tentámos apoiar a atividade do diretor de turma fornecendo informação importante para o delineamento de estratégias pedagógicas para a turma. No caso da atividade de extensão curricular fomentamos a inter-relação entre as duas turmas dos estagiários da escola, os encarregados de educação e professores das mesmas, numa simbiose multidisciplinar, potenciando, assim, a importância dos agentes educativos e a transmissão de valores socioculturais e educativos. Uma vez mais procurámos criar um momento de desenvolvimento pessoal e promoção da atividade física. O nosso contributo para a formação e partilha de conhecimento sobre a o ensino das atividades físicas e desportivas realizou-se através das atividades de natureza científico pedagógicas. Ambas as atividades (individual e coletiva) debruçaram-se sobre o processo ensino- aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão. Na ação individual procuramos justificar a pertinência e a importância de uma abordagem tática ao jogo. Na ação da coletiva, o núcleo de estágio dedicou-se ao estudo da avaliação da performance em jogo alinhada com a abordagem tática ao jogo. Entendemos que a passagem por este processo complexo e abrangente relativamente àquilo que deve ser o papel do professor na Escola foi um momento de formação e enriquecimento pessoal imensurável. Acreditamos que este processo de formação contínua do professor alicerçou as bases para uma intervenção em qualquer meio e situação profissional.
