Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Educação étnico-racial numa perspectiva de inovação pedagógica: uma análise da contribuição do Projeto Quilombo para as práticas pedagógicas vivenciads no Centro de Ensino Liceu Maranhense no Município de São Luís - MaranhãoPublication . Verde, Ana Paula dos Santos Reinaldo; Bento, Antonio Maria VelosoEste estudo analisa e descreve as práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnico Raciais que possibilitam a formação de indivíduos críticos e reflexivos dentro de uma sociedade plurirracial e multicultural como a sociedade brasileira. A pesquisa foi voltada para o Projeto “Quilombo”, efetivado pelos professores e alunos do Centro de Ensino Liceu Maranhense, analisando o seu desenvolvimento através da descrição etnográfica das práticas pedagógicas desenvolvidas objetivando identificar a existência de inovação pedagógica nas referidas práticas docentes, e da observação das mudanças de dentro para fora do ambiente escolar, no que se concerne à reflexão, criatividade ao sentido crítico e autocrítico, envolvendo novas formas de organização do espaço letivo e a assunção de novos comportamentos atitudinais e procedimentais dos professores e dos alunos. Fundamentou-se na abordagem qualitativa de cunho etnográfico através da observação participante, seguindo a metodologia etnográfica, de releitura e interpretação do tecido social da escola, lugar desta investigação, ancorada em observação, entrevistas e questionários semiestruturados, valorizando o contexto escolar, utilizando um referencial teórico pertinente ao tema e à linha de investigação. Ao proceder-se à triangulação dos dados recolhidos, identificou-se que na escola pesquisada existem práticas pedagógicas inovadoras que remetemos a uma educação para as Relações Étnico Raciais por parte de um contingente mínimo de professores e alunos, que apontam para um espaço escolar pluriétnico e multicultural, apesar de esses profissionais ainda não terem a medida exata das contribuições de tais práticas pedagógicas para a cultura escolar.
- Inovação pedagógica e aprendizagem na infância: o caso do Projeto ÁgapePublication . Silva, Maria Djani Alves; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Santos, Paulo César Marques de AndradeO desenvolvimento cognitivo, psicológico, físico e intelectual na infância, de maneira integrada, é o maior desafio para os profissionais que atuam na Educação Infantil. Com olhar aguçado, este estudo objetivou verificar se no contexto do Projeto Ágape, existem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem de forma inovadora. A Instituição pesquisada intitulada de Projeto Ágape, é uma ONG, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos, que atende crianças de 1 a 7 anos de idade, na modalidade semi-internato e internato, e fica localizado no Bairro Santa Luzia, na cidade de Campo Formoso - Bahia / Brasil. Fundamentando-se nos resultados teóricos, a pesquisa valoriza a prática pedagógica emergente, e a busca incessante pela aprendizagem, na qual o professor atua como mediador e não como principal detentor do saber. O percurso de investigação, desenvolveu-se com a imersão da pesquisadora no ambiente natural dos sujeitos pesquisados, através da abordagem etnográfica; fazendo uso de técnicas e instrumentos como: observação participante, entrevistas não estruturada, fotos, diário de campo, coleta de documentos, entre outros. Os resultados do estudo, revelaram que as ações desenvolvidas dentro da instituição pesquisada, caracterizam uma prática pedagógica inovadora, em que o papel das ações observadas, foi de criar um ambiente propício a aprendizagem, no qual as professoras atuam ao mesmo tempo como facilitadoras e mediadores das habilidades apresentadas pelas crianças, diferenciando do paradigma fabril, em que persiste os modelos tradicionais de muitas instituições.