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- (Contra) tempos da profissão docente: docentes sem código?: o lugar da deontologia na supervisão pedagógicaPublication . Camacho, Sofia Marlene Quintal; Fraga, Nuno Miguel da SilvaO presente estudo de natureza maioritariamente qualitativa pretende através de uma metodologia de estudo de caso, das técnicas e dos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente entrevistas, inquéritos por questionário, análise documental e com as técnicas de análise de dados: triangulação e análise de conteúdo, dar a conhecer as opiniões de três responsáveis políticos na área da educação e seis professores dos diferentes ciclos de ensino, sobre as vantagens e desvantagens da existência de um código deontológico profissional docente e a supervisão pedagógica. Fatores como as mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos, devido à evolução tecnológica e ao fenómeno da globalização, levaram a transformações significativas na sociedade e consequentemente na educação. Com tais mutações constantes na educação, o conceito de supervisão tem sofrido uma evolução ao longo dos anos. Até meados do século XX, a supervisão era encarada com um foro inspetivo, o que se alterou a partir da década de oitenta. Sendo os supervisores, auxiliares da prática docente, cabe à escola reger-se pelos valores da ética, da moral e da deontologia necessários a uma sociedade que se diz democrática. Todavia, os docentes não possuem um código deontológico profissional onde estejam patentes os deveres e os direitos a nortearem a sua prática profissional/pedagógica. Nesta linha de pensamento ao não existir um código de conduta, os profissionais de educação sentem-se desvalorizados? Que vantagens e desvantagens se opõem à existência de um código? Pelo presente estudo, podemos concluir que hoje em dia, a supervisão pedagógica surge em contexto sala de aula com o intuito de dinamizar a colaboração entre docente e supervisor, em prol de um melhor desempenho da prática profissional. Os sujeitos da investigação concordam e realçam a necessidade da existência de um código deontológico profissional docente, para a melhoria da ação pedagógica.