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- Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolarPublication . Gonçalves, Sara Sofia Basílio; Beja, Maria João Gouveia Pereira; Portugal, Alda Patrícia MarquesNos países mais evoluídos permanece em debate uma questão controvérsia. O dilema centra-se na forma como poderá ser assegurada uma escolarização que tenha como objetivo o sucesso dos alunos e difundir a equidade educativa (Rodrigues, 2012). Nesse sentido torna-se essencial compreender os fatores que influenciam o desempenho escolar. O propósito deste estudo passa por perceber qual a relação que existe entre o envolvimento do aluno na escola, a perceção de apoio familiar e o desempenho escolar. Para isso utilizaram se, a escala de envolvimento do aluno na escola (Veiga, 2016), o Inventário de Perceção de Suporte Familiar (Batista, 2005), o Social Support Appraisals (Antunes & Fontaine, 1994) e a média das notas do 1º período. Foram realizadas análises correlacionais, regressões múltiplas e o teste de Kruskal-Wallis numa amostra de 82 alunos do 3ºciclo da Região Autónoma da Madeira. Constata-se que existe uma correlação positiva entre o envolvimento do aluno e o seu desempenho. Foi ainda observada correlação negativa entre o apoio familiar e o desempenho dos alunos, assim como entre o apoio familiar e o envolvimento. Verificou-se ainda que, o envolvimento é maior preditor do desempenho escolar do que o apoio familiar. Por fim, os resultados demonstraram que os níveis de envolvimento comportamental tendem a diminuir do 7º para o 9º ano, ao contrário do que acontece com a dimensão da adaptação do apoio familiar que tende a aumentar. Deste modo, verifica-se que o envolvimento do aluno na escola é importante para a melhoraria do desempenho do mesmo. Contudo, atualmente, o envolvimento comportamental ainda se encontra fortemente associado às boas notas, ainda que se tenha constatado que o mais importante é o envolvimento ativo no seu processo de ensino-aprendizagem (agenciativo). Por outro lado, os resultados revelam que a pouca monitorização dos pais pode estar associada ao fraco desempenho escolar.