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- Sustentabilidade, razões, práticas e impactos na indústria hoteleira: o caso da Região Autónoma da MadeiraPublication . Ornelas, Carolina Raquel Drumond; Machado, Luíz Pinto; Almeida, AntónioA presente dissertação apresenta uma compilação de diversas medidas de sustentabilidade postas em prática nos hotéis da Região efetuando posteriormente uma comparação com as unidades hoteleiras a nível nacional e internacional. A investigação da corrente tese centra-se no mote do turismo sustentável na vertente hoteleira e utiliza como caso prático a Região Autónoma da Madeira. O seu principal objetivo é responder às questões base: Estarão as unidades hoteleiras da Região Autónoma da Madeira ao nível das suas congéneres internacionais no que diz respeito às práticas de sustentabilidade? E que medidas adotar para melhorar essas práticas? Para responder a estas questões foram analisadas diversas unidades hoteleiras situadas ao Arquipélago da Madeira tendo em conta as medidas de sustentabilidade que colocam em prática. O presente estudo foi desenvolvido junto de 28 estabelecimentos turísticos em funcionamento na Região sendo que a recolha de dados foi efetuada com recurso a um inquérito junto dos diretores gerais e, em alguns casos, junto dos departamentos de ambiente dos mesmos. Após a análise dos dados apresentados foi elaborada uma compilação de todas as práticas sustentáveis implementadas. Este inquérito teve como principal objetivo avaliar os impactos das unidades hoteleiras no turismo da Região e constitui a base para o desenvolvimento da investigação dado que asseguram a informação necessária para o efeito e poderá ser utilizada como ponto de partida para futuras políticas sustentáveis. O resultado deste inquérito evidencia que as unidades hoteleiras regionais possuem práticas de sustentabilidade ao nível das suas congéneres internacionais, uma vez, que têm vindo a introduzir melhorias significativas ao longo dos anos e atribuem cada vez mais relevância à responsabilidade social. Todas estas medidas tem um impacto substantivo neste mercado muito específico embora em constante crescimento. Na tentativa de responder à segunda questão base são também apresentadas diversas propostas que deverão ser implementadas para promover este nicho de mercado, as quais são divididas em dois grandes grupos: as medidas que devem ser operacionalizadas pelos hotéis e aquelas que devem ser postas em prática pelas entidades governamentais.