Browsing by Issue Date, starting with "2018-02-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Parentalidade positiva: estudo sobre a perceção da importância da participação em programas de educação parentalPublication . Bettencourt, Sónia Maria Jesus Câmara; Antunes, Ana Maria PereiraOs programas de educação parental oferecem oportunidades aos pais para aperfeiçoarem as suas competências educativas e os seus níveis de informação. O principal objetivo deste trabalho é perceber que importância é atribuída à participação em Programas de Educação Parental e o impacto dos mesmos na vida dos participantes. O estudo foi realizado numa lógica de follow-up, optando-se pela abordagem de natureza qualitativa e fenomenológica. Participaram no estudo 8 mães e 2 pais com idades entre 30 e 71 anos; cinco mediadoras que aplicaram os diferentes programas nas várias instituições, com idades compreendidas entre 34 e 44 anos e dois diretores de duas das instituições onde foram aplicados os programas, um homem com 47 anos e uma mulher com 44 anos. Todas as entrevistas realizadas foram estudadas com recurso à análise de conteúdo. Nas entrevistas aos pais definiram-se quatro tópicos organizadores da análise: Satisfação com o programa; Mudanças no comportamento e na relação; Impacto noutras áreas da vida e Disponibilidade e utilidade das fontes de apoio. Dos dados obtidos destacam-se a Satisfação unânime e generalizada com o programa, pelas oportunidades de aprendizagem sentidas; Mudanças percebidas na interação com o filho a nível comportamental e emocional, mas também na atitude parental de perceção de competência pessoal; Impacto e mudanças ao nível familiar, sobretudo na aplicação das aprendizagens e o recurso à família e aos amigos como Fontes de apoio. Nas entrevistas das mediadoras definiram-se dois tópicos organizadores da análise: Profissional Mediadoras e Implementação do programa. Nas entrevistas aos diretores definiu-se como organizador da análise o tópico Intervenção na instituição e com os pais. Os dados recolhidos serão debatidos, discutindo-se também a importância da realização de programas de educação parental em diversos contextos e no contributo que os mesmos podem dar à promoção da parentalidade positiva e desenvolvimento salutar das crianças e jovens.