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- Os “Batuqueiros do Silêncio”: possibilidade de inovação pedagógica em ambiente não formal de aprendizagem com surdosPublication . Lacerda, Catarina de Andrade; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana; Moura, Dayse Cabral deEssa dissertação é o registro de um estudo sobre as práticas pedagógicas do grupo Os Batuqueiros do Silêncio, uma prática musical, de percussão, para pessoas com surdez parcial ou total, tendo como principal objetivo a integração através da música, considerando que para muitos ainda é um tabu a musicalização do surdo, visto que a música não faz parte da cultura surda. As práticas pedagógicas do grupo giram em torno da Metodologia MusiLibras, criada pelo idealizador do grupo. A pesquisa investigou, como se dá o processo de aprendizagem, inclusão e ressignificação cultural neste grupo, em um ambiente não formal de aprendizagem, no município de Recife, Pernambuco. A problematização foi formulada através do questionamento: Há inovação pedagógica na prática vivenciada no grupo Os Batuqueiros do Silêncio? Inovação é uma mudança determinada, tem uma intenção, com vistas a melhorar a ação educativa. A Inovação pedagógica implica mudanças qualitativas das práticas pedagógicas e relação entre os sujeitos envolvidos. Ainda leva em consideração o empoderamento do aprendiz, ou seja, uma ruptura com o paradigma da educação fabril, onde o educador ainda é a figura principal no ambiente de aprendizagem. Elegemos a pesquisa qualitativa como caminho metodológico, orientada pela etnografia. Os dados foram recolhidos, através da observação participante, registros fotográficos, áudios, vídeos, recolha de artefatos e documentos, entrevistas não estruturadas e o registro foi feito em diário de bordo. Os resultados permitem-nos afirmar que as práticas estabelecidas no grupo são inclusivas, porém, não encontramos aspectos que sustentem que as práticas tenham caráter da Inovação Pedagógica que buscávamos dentro de nossa linha de pesquisa, já que ainda apresentam muitos aspectos da educação fabril escolar.
- Arte, educação e inclusão: o atelier inclusivo de artes plásticasPublication . Garcês, Letícia Gonçalves; Gouveia, Gonçalo Nuno Ramos Ferreira deInserido no projeto de mestrado em Gestão Cultural, foi desenvolvido o Atelier Inclusivo de Artes Plásticas, destinado a crianças e jovens com e sem necessidades educativas especiais. O Atelier tem como objetivo desenvolver a criatividade, a motricidade fina e promover a autoestima. Além de ser uma atividade artística é também um meio de inclusão, dignificando e desenvolvendo as capacidades de todos os participantes envolvidos. Enquadramos o projeto com alguns temas alusivos à inclusão nas escolas, à educação artística, às terapias expressivas integradas e à arte contemporânea. Importa sublinhar que o Atelier Inclusivo de Artes Plásticas foi desenvolvido na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, inserido no programa do Percurso Curricular Alternativo, aplicado à turma 8 do 5º ano e teve uma participação assídua. Durante os meses de novembro 2016 a fevereiro de 2017 realizámos 26 sessões, inseridas no horário da disciplina de Oficina de Artes. O resultado dos trabalhos desenvolvidos está descrito neste relatório e foi planeado em formato de exposição. Tendo presente as metas propostas, podemos, a esta distância, assegurar que o Atelier Inclusivo de Artes Plásticas alcançou os objetivos propostos. Face aos resultados observados em tão curto horizonte temporal, estamos firmemente convictos de que se fosse um projeto de continuidade poderíamos ver mais resultados e desenvolver mais competências técnicas, psicológicas e sociológicas nos participantes.
