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- Biblioterapia e psicologia da educação: avaliação de um programa de intervenção (com crianças de 1.º ciclo do ensino básico)Publication . Teixeira, Décia Marília Andrade; Soares, Maria Luísa PereiraEncontrou-se uma grande potencialidade na união da psicologia da educação, da biblioterapia desenvolvimental e da esperança. Estas que, apesar de à primeira vista, não serem reconhecidas (por muitos) como possíveis partes integrantes e complementares da mesma área de intervenção (contexto escolar), mostram uma potencialidade pelo que se propõe uma parceria entre as três para intervir no desenvolvimento da criança não só enquanto aluno, mas como pessoa. Os objetivos centrais deste trabalho são, por um lado, enquadrar a biblioterapia como ferramenta útil para a prática do psicólogo da educação e, por outro, analisar o impacto do projeto de investigação em biblioterapia intitulado “Abrindo portas para o futuro através da leitura e da reflexão”. Faz-se a apresentação do projeto em análise e da metodologia mista, pelo que foi realizada, por um lado, uma análise quantitativa, avaliando os resultados da Escala de Esperança para Crianças (Snyder et al., 1997) aplicada, e por outro, uma análise qualitativa dos dados recolhidos a partir das perguntas de resposta aberta. Os resultados obtidos sugerem que, apesar das limitações do estudo, a intervenção realizada teve um impacto significativo nos participantes – tanto na análise quantitativa como na análise qualitativa. Destacamos, da análise quantitativa, as correlações significativas encontradas entre os níveis da escala de esperança para crianças (EEC) e a variável escola (r=.336, n=113, p≤ 0.001), acentuando menores níveis de esperança dos participantes que frequentam a escola pública, comparativamente aos que frequentam a privada. Esta descoberta sugere uma maior necessidade de intervenção com as crianças que frequentam a escola pública.Conclui-se que a biblioterapia é uma ferramenta útil para o contexto escolar. E que os resultados, de uma forma geral, sugerem que a intervenção de biblioterapia teve efeitos positivos na população alvo.
- Relação entre inteligência e criatividade: estudo com alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico portuguêsPublication . Macedo, Ana Carolina Chaves; Antunes, Ana Maria PereiraA relação entre inteligência e criatividade é uma temática que tem despertado o interesse de diversos autores, sendo que ao longo do tempo foram diversas as investigações realizadas com o objetivo de perceber que relação existe entre estes construtos. A partir da revisão da literatura, onde os resultados não são consensuais, este estudo pretende contribuir para o estudo sobre a relação que existe entre a inteligência e a criatividade. A amostra é constituída por 108 alunos de uma escola do 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (RAM), com uma média de idade de 14 anos, sendo 54 alunos do sexo masculino e 54 do sexo feminino. Os alunos estavam distribuídos por turmas de 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, sendo que 83 frequentam turmas do ensino regular e 25 frequentam turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA). A recolha dos dados foi realizada a partir da aplicação das Matrizes Progressivas de Raven (MPR), de uma prova de criatividade verbal (Herranz & Borges, 2016), do Career Occupational Preference System Interest Inventory (COPS) e de uma ficha de dados sociodemográficos. Os resultados apontam para uma correlação significativa positiva entre: os resultados das MPR e o resultado total da prova de criatividade, e as dimensões fluência e originalidade; e entre criatividade e rendimento escolar dos alunos, e interesses vocacionais artísticos. Também se verifica que: o sexo feminino e os alunos de 8º ano obtêm melhores resultados para a criatividade, mas não existem diferenças conforme a idade; o tipo de turma regular obtém uma média superior para as MPR e para a originalidade. Os resultados deste estudo são discutidos e comparados com as informações recolhidas de outros estudos, sendo também apresentadas limitações e recomendações para estudos futuros.