Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-30"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovação nas práticas de leitura: uma realidade ainda distante do ambiente escolarPublication . Azevedo, Sônia Maria Lima de; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Macedo, Roberto Sidinei Alves deEsta tese tem como objeto de pesquisa a compreensão das práticas pedagógicas de leitura do “Projeto Baú de Leitura” no contexto do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Assim, foi objetivo geral desse estudo compreender como se caracterizam e qual a relevância das práticas pedagógicas do “Projeto Baú de Leitura”, enquanto inovação pedagógica. Foram objetivos específicos: explicitar aspectos que apontem para a legitimação ou não das práticas pedagógicas do Projeto “Baú de Leitura” nas cidades de Capim Grosso e Morro do Chapéu - Bahia, como pedagogicamente inovadoras; conclusivamente, pautada nas compreensões da pesquisa, apontar características do Projeto “Baú de Leitura” como relevantes para subsidiar práticas pedagógicas inovadoras de leitura na escola básica. A tese apresenta uma pesquisa qualitativa, tendo como método a etnografia, por considerarmos como o mais adequado para este tipo de investigação. Diante do que observamos e compreendemos nesta investigação, concluímos que são fundantes da prática pedagógica de leitura do Projeto “Baú”: trabalhar a cultura local; contribuir para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes; apresentar uma prática pedagógica nômade e inspirada na arte, na conscientização sobre o papel do cidadão na sociedade, na preservação da natureza e na valorização da diversidade cultural. Nestes termos, a pesquisa concluiu que o Projeto “Baú de Leitura” se configura numa fulcral inovação pedagógica. Foram referenciais teóricos e metodológicos principais desta pesquisa, as obras de Alvin Toffler, Carlos Fino, Ezequiel T. da Silva, Jean Foucambert, Georges Lapassade, Jesus Maria Sousa, Paulo Freire, Peter Woods, Regina Zilberman, Roberto Sidnei Macedo, Roger Chartier, Seymour Papert e Thomas Khun.