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- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rocha, Ana Margarida Sardinha; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaEste Relatório de Estágio foi concebido para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do ensino Básico. Por esse motivo, o mesmo pretende evidenciar uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido no decorrer das práticas pedagógicas que ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, nos níveis de ensino supramencionados. No que concerne à intervenção no contexto da Educação Pré-Escolar, esta teve início em outubro de 2016 e terminou em dezembro do mesmo ano, sendo de referir que ocorreu com um grupo de crianças com 3, 4 e 5 anos de idade. Por sua vez, a intervenção no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos destintos. Assim sendo, desenvolvi a minha ação numa turma de 4.º ano, de março até junho de 2017. Relativamente à última prática pedagógica, esta decorreu entre outubro e dezembro de 2017, numa turma de 1.º ano. Tendo consciência de que a observação, a reflexão e a investigação constituem estratégias fundamentais para assegurar a aprendizagem significativa de todas as crianças, este relatório apresenta a Investigação-Ação como uma metodologia que possibilitou a exploração de uma área que despertava o interesse, não só das crianças com o qual desenvolvi a minha ação no contexto da Educação Pré-Escolar, como também das que integravam o grupo do 4.º ano. Neste sentido, as questões selecionadas foram, respetivamente, Como responder adequadamente às solicitações das crianças da sala da Fantasia relativamente às suas curiosidades sobre a prática experimental? e Como responder adequadamente às solicitações dos alunos do 4.ºA relativamente às suas curiosidades sobre o ensino experimental?. Importa esclarecer que, relativamente à última prática pedagógica, esta metodologia não foi empregue, uma vez que a intervenção teve como intuito abordar questões do ponto de vista didático.