Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-09"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica na Instituição Maria Eugénia de Canavial, EB1/PE da Achada e EB1/PE da LadeiraPublication . Vieira, Sandra Carolina Gouveia; Brazão, PauloO presente relatório, que surge no âmbito de obter o grau de mestre em Educação PréEscolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), fundamenta-se com as minhas práticas pedagógicas em ambos os níveis de ensino, bem como a teoria e as metodologias em que me baseei para as mesmas. A observação e a reflexão foram cruciais para conseguir desenvolver as minhas intervenções e os projetos de Investigação-Ação, formulando questões pertinentes, resultando na implementação de estratégias. A primeira prática ocorreu em contexto na EPE com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro. A questão formulada para a problemática do grupo foi Como promover situações de cooperação e de partilha, através do debate e negociação na sala dos piratas?. As estratégias utilizadas, perante esta questão, foram bem-sucedidas e, num momento final, os alunos demonstraram uma maior facilidade em partilhar, respeitando os colegas. Quanto às práticas realizadas no 1.º CEB, em primeiro lugar numa turma do 1.º ano e, por fim, a última prática realizou-se numa turma de 4.º ano. Sendo que pretendia que a minha intervenção fosse adequada às necessidades dos vários grupos, segui alguns pressupostos teóricos e metodológicos que me guiaram neste percurso, com o intuito de proporcionar um ensino de qualidade. É de referir que a última intervenção não desenvolvi esta metodologia pois centrou-se na exploração das didáticas. Quanto à questão pertinente para o grupo do 1.º A, Como promover competências de concentração nos alunos do 1.º A? e às metodologias adotadas, as estratégias implementadas resultaram num aumento de motivação dos alunos e, consequentemente, uma maior concentração nas tarefas realizadas. Tudo o que, aqui, se encontra explanado é o culminar do que considerei fulcral no meu percurso de formação e, ao mesmo tempo, para uma futura prática profissional.