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- Modelos internos dinâmicos de vinculação, relação professor-aluno e rendimento escolar: um estudo com jovens em percursos curriculares alternativos na Região Autónoma da Madeira (R.A.M)Publication . Castro, Rosa Maria de; Pereira, Dora Isabel FialhoAs investigações decorrentes da teoria da Vinculação, sugerem que diferentes modelos internos dinâmicos de vinculação se associam a diferentes características das competências sociais, académicas, emocionais e comportamentais que poderão interferir na qualidade das relações que os jovens estabelecem em contexto escolar, sobretudo com os professores, e influenciar o seu rendimento escolar. As elevadas taxas de insucesso e abandono escolar observadas em Portugal têm suscitado diversas iniciativas destinadas à sua diminuição, nomeadamente a oferta formativa designada como “Percurso Curricular Alternativo” destinada a jovens que se encontrem em situações de risco académico e social, e manifestem dificuldades interpessoais e comportamentais, como forma de combate às (ainda) elevadas citadas taxas. A relevância crescente desta medida no quotidiano escolar justifica o seu estudo aprofundado com vista a maximizar a sua eficácia. Com o objetivo de clarificar a relação entre os modelos internos de vinculação dos alunos, as suas perceções relativamente à qualidade das relações com os seus professores e o seu rendimento escolar, foi desenvolvido um estudo quantitativo, no qual foram aplicados o Inventário sobre a Vinculação na Infância e Adolescência (IVIA) e a Escala de Vinculação aos Professores (IPPA) e um questionário sócio-demográfico a uma amostra de 305 alunos do 8ºano do ensino regular e integrados em Percurso Curricular Alternativo. Os resultados evidenciam que os alunos dos percursos curriculares alternativos, apresentam um modelo interno dinâmico menos seguro, que os alunos do ensino regular e que a perceção da qualidade da relação professor-aluno, relativamente à dimensão de aceitação e compreensão por parte dos professores está associada a um melhor rendimento escolar. São discutidas as implicações para a prática do psicólogo em contexto escolar.