Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Interações gestuais e faciais detetadas com câmara de profundidadePublication . Aguiar, David Gomes de; Cabral, Diogo Nuno Crespo RibeiroVários métodos de interação foram criados ao longo do tempo, na tentativa de substituir os métodos tradicionais (teclado e rato) por outros mais naturais. Porém estas alternativas acabam por ser na maioria das vezes dispendiosas e não se adaptarem a diferentes cenários de aplicação. As câmaras de profundidade demonstram ser uma alternativa de interação com menos limitações, mas cujos cenários de aplicação em que esta tecnologia seja uma mais valia real ainda se encontram por definir. Neste projeto foi desenvolvido um protótipo que permite a manipulação de imagens através de interações faciais e gestuais e uma frame háptica de apoio ao utilizador e que explora a profundidade dos gestos como meio de seleção. Estas interações têm como base a captação e seguimento de múltiplos pontos da face e pontos das mãos.
- A perceção dos professores do 1º Ciclo sobre a comunicação com os paisPublication . Luís, Lia Vanessa Rodrigues; Beja, Maria João Gouveia PereiraO presente estudo parte do pressuposto de que a relação escola-família apresenta ainda algumas fragilidades e os intervenientes parecem não maximizar todas as potencialidades desta colaboração. Deste modo, o objetivo geral da presente dissertação passa por conhecer o processo comunicacional entre escola-família. Mais especificamente, identificar, descrever e analisar a perceção dos professores do 1ºciclo sobre a comunicação escola – família. Para tal, contou-se com uma amostra composta por 44 sujeitos, do ensino básico de escolas privadas, com idades compreendidas entre os 25 e os 59 anos, sendo a maioria do género feminino. Relativamente aos principais resultados, verificou-se que a forma de contacto mais utilizada pelos docentes foi as reuniões individuais; os pais são contactados com uma frequência superior a 4 vezes no ano letivo; a dificuldade mais sentida no contacto com os pais foi a incompatibilidade de horários; e as estratégias que predominaram foram as reuniões de pais.