Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-01"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Macedo, Bianca Luciana Abreu; Gouveia, Ana Isabel deO presente relatório de estágio reflete e descreve o percurso desenvolvido durante as três práticas pedagógicas, que ocorreram entre o dia 10 de outubro de 2016 e o dia 6 de dezembro de 2017, através de um compêndio, por um lado teórico e por outro lado expositivo e crítico. Neste sentido, este relatório está dividido em duas partes que se complementam, a primeira parte congrega um conjunto de pressupostos teóricos que estiveram na base de toda a ação pedagógica e a segunda parte ilustra os contextos educativos e as atividades que foram concretizadas de acordo com a teoria elencada. Relativamente às intervenções pedagógicas, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, mais precisamente na sala da Pré II e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré e Creche da Ribeira Brava, com as turmas do 1.º A e do 4.º A. Importa destacar que os propósitos da metodologia de Investigação-Ação nortearam, maioritariamente, todas as intervenções, contudo estiveram mais patentes no decorrer da Prática Pedagógica I e da Prática Pedagógica II. Assim, após conhecer os interesses e as necessidades das crianças da sala da Pré II elaborei a seguinte questão problema: “Como criar um clima propício para desenvolver a comunicação oral das crianças da sala da Pré II?”. Do mesmo modo, na Prática Pedagógica II ocorreu um ciclo de reflexão e ação em torno da subsequente questão de Investigação-Ação: “Que estratégias poderão ser utilizadas para motivar a atenção do grupo de alunos do 1.º A?”. Note-se que estas duas questões problema deram origem a dois projetos de investigação distintos, nos quais se pretendia implementar estratégias didáticas diversificadas, de modo a responder às questões supracitadas e a promover aprendizagens contextualizadas, significativas e ativas.