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- Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Nazaré, EB1/PE da Ladeira e na EB1/PE da LombadaPublication . Faria, Simone Silva; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasA elaboração deste Relatório de Estágio surge na necessidade da reflexão e do cumprimento dos requisitos formais fundamentais para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, pela Universidade da Madeira. Este documento apresenta-se como a fase final, em que culmina a atividade pedagógica por mim desenvolvida nas três unidades curriculares de Prática Pedagógica, tanto em Educação Pré-Escolar como no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As referidas ações pedagógicas realizaram-se, no caso da educação Pré-Escolar, na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, mais concretamente no Anexo da Azinhaga da Escola da Nazaré, com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos; e no caso do 1º ciclo, o primeiro estágio teve lugar na Escola Básica com Pré-Escolar da Ladeira, com uma turma de 3º ano, e o último na Escola Básica com Pré-Escolar da Lombada, com uma turma de 1º e 2º ano. O presente relatório retrata situações em contexto educativo, bem como experiências e atividades desenvolvidas no decorrer da minha prática pedagógica. Neste seguimento, este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Numa primeira fração são referidas todo um conjunto de temáticas e fundamentações teóricas que suportaram a prática numa abordagem centrada na criança. A segunda fração deste relatório de estágio dedica-se, portanto, à descrição do processo prático de intervenção nos contextos educativos supracitados. É apresentada uma abordagem centrada na aprendizagem significativa e ativa da criança, através do reconhecimento da inteligência emocional ao serviço da interajuda, cooperação e da diferenciação, com recurso ao jogo e ao ensino experimental, com o objetivo da promoção do bem-estar e da colmatação das necessidades de cada aluno. As práticas pedagógicas descritas neste relatório foram orientadas através do levantamento de problemáticas desenvolvidas através de projetos de investigação-ação adaptados às especificidades de cada grupo. Assim, através da definição de questões problema, foram colocadas em prática diferentes estratégias. Pode dizer-se que os resultados foram promissores apesar de a duração no tempo ter sido curta. Na verdade, é importante reconhecer o papel do professor/ educador reflexivo na identificação de problemáticas e dinâmicas, tendo este o poder de atuar sobre elas de forma positiva.